Resenha: HEY HO LET’S GO – A HISTÓRIA DOS RAMONES / EDITORA MADRAS

Publicado em 30 set 2013

HEY HO LET’S GO – A HISTÓRIA DOS RAMONES – Everett True – Editora Madras

Por: Emerson Silva

Everett True é o autor dessa minuciosa biografia dos Ramones. Nela ele relata toda a história dos bro que fizeram história e se tornaram uma das maiores bandas de todos os tempos, apesar de nunca terem vendido muitos discos nem chegar ao topo das paradas.

O autor relata desde a infância e adolescência dos Ramones originais: Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy Ramone e como formaram uma banda que influenciou gerações. A  história de cada álbum, cada turnê é relatada pelos Ramones e pessoas ligadas a carreira da banda, como Arturo Veja, que trabalhou com a banda durante os 22 anos de carreira deles. O que torna a biografia mais interessante é que os Ramones nunca deixaram vir a público seus problemas e suas vidas pessoais enquanto a banda estava na ativa. Muito do que é relatado diminui um pouco a mística em torno dos Ramones. Fatos com o Johnny Ramone não ter tocado guitarra em boa parte das músicas gravadas pela banda e apesar de não compor ser o líder da banda, cuidando de tudo de maneira quase militar. Ou o fato dele e Joey não se falarem por muitos e muitos anos por ele ter roubado a namorada do vocalista. Também é contado no livro as loucuras de Dee Dee Ramone com drogas e sua indiscutível importância nos processos criativos da banda.

Outro caso interessante retratado no livro é a amargura dos Ramones por nunca terem atingido o sucesso de bandas que começaram com eles (como o Blondie) e bandas que eles influenciaram, de Nirvana a Green Day.

Um livro indicado para os fãs da banda, que querem saber detalhes da história da gangue dos Ramones: Joey, Johnny, Dee Dee, Tommy, Mark, CJ e Richie (o baterista esquecido da banda), nessa biografia a história de todos é muito bem detalhada, até o fim da banda e depois, terminando nas mortes de Joey, Dee Dee e por fim a de Johnny e lembrando a importância que esses caras tiveram na história da música.