ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

Philip H. Anselmo & the Illegals ::: 26/01/19 ::: Tropical Butantã
Postado em 30 de janeiro de 2019 @ 20:26 | 391 views


Texto : Emerson Silva

Fotos: Flavio Santiago

Agradecimentos: Márllon Matos / EV7

Conhecido principalmente por ter sido vocalista da maior banda de metal pesado dos anos 90 e por outros projetos posteriores como o Down e Superjoint Ritual (além de suas diversas polêmicas) Phill Anselmo agora está com uma banda autoral, que nesta turnê é praticamente uma banda tributo ao Pantera, já que a boa parte do show é composta de clássicos da lendária banda do Texas.
No dia do evento foi anunciado que ocorreria um atraso devido vôos que foram cancelados graças a forte chuva que caiu em São Paulo no dia anterior e o início que estava previsto para as 20hs passou a ficar previsto para as 23hs. Claro que isso não foi culpa da produtora, muito menos da banda, mas muitas pessoas não ficaram sabendo do atraso e quem lucrou com isso foram os bares no entorno do Tropical Butantã, que ficaram lotados de headbangers aguardando a abertura da casa.
O atraso foi maior que o previsto e já com o Tropical Butantã lotado, começaram os boatos sobre um cancelamento, certamente criados pela apreensão e ansiedade, mas logo foi anunciado que a banda já estava na casa e por volta de 00:40hs a banda subiu ao palco.
Esse imprevisto que normalmente afetaria o ânimo de qualquer banda não surtiu efeito sobre os fãs do Pantera. Phill Anselmo destacou o entusiasmo do público paulistano, agradecendo e dizendo que trata-se do melhor público do mundo. Tal elogio/agradecimento se mostrou justificado, pois mesmo no começo do show com um som horrível (justificado inicialmente por não haver passagem de som) e tocando músicas de sua nova banda que não são muito conhecidas do público e certamente não tem a mesma qualidade do material do Pantera, o repertório foi apreciado com grande animação pelos presentes.
Mas após a quinta música chegou a hora tão esperada. Aí tiveram outro problema e iniciaram “Mouth For War” 3 vezes! Na quarta, finalmente rolou e aí a coisa atingiu outro patamar.
Phill Anselmo não é mais o mesmo da época do auge do Pantera, isso é óbvio pela ação do tempo e claro, seu abuso de drogas durante todo esse tempo. Mas sua voz continua forte e marcante e surpreendeu pela qualidade. Mesmo sem conseguir realizar a mesma performance alucinada de outros tempos, Phill Anselmo compensa com carisma e experiência.

A banda também é muito afiada e o repertório é uma enxurrada de clássicos, com o público cantando cada palavra de todas as letras de maneira impressionante. Nesses momentos, especialmente nos refrões, o público superava muito em volume o som da banda, um problema que tem sido frequente nos shows no Tropical Butantã (o mesmo ocorreu recentemente no show do Dimmu Borgir): som baixo e com excesso de graves. Não sei se trata-se de alguma exigência da casa, mas isso prejudica muito os shows de meta que por essência precisam ser altos!
Vale destacar também a energia apresentada por Phill Anselmo e sua banda que apesar do cansaço gerado pelos atrasos entregaram um show extremamente enérgico, apesar de curto. Claro que essa energia também vinha muito do público que no Bis quase derrubou a casa ao som de “Walk” e “A New Level”.
Não foi um show do Pantera pois seus músicos são insubstituíveis. Porém um show acima das expectativas mesmo com tantos problemas. Quase 18 anos se passaram desde o último show do Pantera e a maioria dos presentes não teve o prazer de vê-los ao vivo (um dos melhores shows de metal de todos os tempos). Mas nesse show de São Paulo tivemos a prova de que o legado deixado pela banda continua vivo, firme e forte.

Setlist:

1 – Little Fucking Heroes
2 – Choosing Mental Illness
3 – The Ignorant Point
4 – Walk Through Exits Only
5 – Photographic Taunts
6 – Mouth for War (Pantera cover)
7 – Becoming (Pantera cover)
8 – This Love (Pantera cover)
9 – Fucking Hostile (Pantera cover)
10 – Hellbound (Pantera cover)
11 – Domination / Hollow Medley (Pantera cover)
Bis:
12 – Walk (Pantera cover)
13 – A New Level (Pantera cover)

 

CONFIRA GALERIA DE FOTOS

Notícias · Shows



Deixe seu comentário / Leave your comment





1 User Online
 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017