ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

RENATO ANESI apresenta 1º Concerto para Violão Tenor, pelo projeto “Música no Foyer”, dia 08 de Julho, no AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Postado em 01 de julho de 2017 @ 16:21


O compositor, arranjador e multi-instrumentista Renato Anesi é o convidado para tocar no primeiro “Música no Foyer” do mês de julho. O músico carioca traz o 1º Concerto para Violão Tenor, no qual apresentará solos do instrumento, recriando o uso do violão tenor e ampliando suas possibilidades para um concerto solo. Similar ao violão e ao bandolim, o violão tenor é um instrumento de quatro cordas, e que foi incorporado ao trabalho de Renato Anesi na década de 1990.

 

O repertório do espetáculo é composto por obras de nomes como Garoto (Aníbal Augusto Sardinha), Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Dorival Caymmi –  com arranjos de Renato Anesi para o violão tenor –, e traz a música instrumental do começo do século XX em diálogo com a universalidade das suas próprias composições, revelando as similaridades e as convergências existentes entre música brasileira, tango, jazz, blues e flamenco.

 

Revelando o caminho inovador de Garoto, que segundo Anesi foi o precursor do violão tenor como solista na música popular brasileira, este disco que deu origem ao show tem como objetivo mostrar o potencial e a beleza do violão tenor como um instrumento completo para solos, apresentando uma técnica inovadora de interpretação para o mesmo.

 

Mais sobre o Violão Tenor:

 

O Violão Tenor é um instrumento de cordas que foi desenvolvido e utilizado em históricas gravações e shows pelo músico Garoto. Na década de 1930, Garoto se juntou aos irmãos Del Vecchio e desenvolveram um modelo chamado de violão tenor dinâmico. Com esse instrumento e através de sua composição musical inovadora, Garoto fez uma história que influenciou músicos de sua época e contribuiu muito para delinear os traços do que veio a ser posteriormente a Bossa Nova. Muitas gravações de Carmen Miranda, Noel Rosa e outros músicos consagrados da primeira metade do século XX têm solos e contracantos de violão tenor.

 

Antes do surgimento da guitarra elétrica, o violão tenor foi muito mais popular. Desde de 1955, ano da morte de Garoto, o instrumento violão tenor passa a ser cada vez menos usado, até que no final do século XX já seria considerado uma raridade com pouquíssimos músicos tocando. Zé Menezes foi parceiro de Garoto e seguiu compondo e tocando até 2014, sendo conhecido basicamente pelo público restrito da música clássica e instrumental.

 

Em meados dos anos 90, Renato Anesi reatualizou o som do violão tenor com seu trio Corda Coral. Desde então, vem compondo e desenvolvendo sua técnica singular de tocar esse instrumento combinando as técnicas de violão clássico e popular brasileiro com flamenco e jazz. O músico compõe e arranja composições de consagrados mestres da música nacional.

 

 

Página:

http://www.renatoanesi.com/

 

Vídeos:

https://www.youtube.com/channel/UCw_cy4YYaxc__dW8Xe6F4qw

 

 

SERVIÇO:

·         MÚSICA NO FOYER

Com RENATO ANESI

em 1º Concerto Para Violão Tenor

08 JUL 2017 | 21h

 

Duração aproximada: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Ingressos: Gratuito. Entrada por ordem de chegada ao foyer do Auditório Ibirapuera

Informações: www.auditorioibirapuera.com.br

Tel: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br

 

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer

 

Desde 2011, o Auditório Ibirapuera é gerido pelo Itaú Cultural, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.


Capacidade Foyer: 300 lugares

Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Fone: 11.3629-1075
info@auditorioibirapuera.com.br
http://www.auditorioibirapuera.com.br/
Ar-condicionado. Acesso a deficientes. Proibido fumar no local.
Estacionamentos / Transporte:
Estacionamento do Parque Ibirapuera, sistema Zona Azul – R$ 5 por duas
horas. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h
Ônibus:
Linha 5154 – Terminal Sto Amaro / Estação da Luz
Linha 5630 – Terminal Grajaú / Metrô Bras
Linha 675N – Metrô Ana Rosa / Terminal Sto. Amaro
Linha 677A – Metrô Ana Rosa / Jardim Ângela
Linha 775C/10 – Jardim Maria Sampaio / Metrô Santa Cruz
Linha 775A/10 – Jd. Adalgiza / Metrô Vila Mariana
O Auditório Ibirapuera não possui estacionamento ou sistema de valet. O estacionamento do Parque Ibirapuera é Zona Azul e tem vagas limitadas. Sugerimos que venha de táxi ou transporte público

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022