Mais uma vez, o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer será palco da tradicional projeção ao ar livre que a 42a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realiza anualmente. No dia 27 de outubro, sábado, às 19h30, será exibida a cópia restaurada do filme “A Caixa de Pandora” (Die Büchse der Pandora, 1928), longa-metragem alemão dirigido por Georg Wilhelm Pabst, cedido pela Praesens-Film AG & Deutsche Kinemathek. A sessão ao ar livre, que acontece para a plateia externa da casa, contará com acompanhamento musical executado ao vivo pela Orquestra Jazz Sinfônica, sob a regência do maestro Fábio Prado.
No filme que consagrou Louise Brooks no cinema, a atriz interpreta a jovem dançarina Lulu, que se envolve com o dr. Schön, um rico dono de jornal. Ele está de casamento marcado, mas sua noiva, ao flagrá-lo com a amante, rompe o compromisso. Assim, o homem resolve se casar com Lulu. Depois de uma cena de ciúme, o marido tenta matá-la, mas Lulu escapa e, em legítima defesa, é ela quem o mata. Acusada de assassinato, a garota foge com Alwa, o filho da vítima e também apaixonado por ela. Os dois se envolvem num jogo de sedução, fugas e exploração sexual.
A trilha sonora do filme fica a cargo da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, criada em 1989 com o intuito de resgatar as tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1970. Tendo como diretor artístico e regente titular o maestro Fábio Prado, a orquestra se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal, com uma sonoridade ímpar que une o erudito e o jazz. “A Caixa de Pandora” é mudo, em preto e branco.
Ficha técnica do filme:
A caixa de Pandora / Die Büchse der Pandora
Ano 1928 – 133 min – Preto e Branco – Alemanha – Drama
Direção: Georg Wilhelm Pabst
Produção: Seymour Nebenzal
Roteiro: Joseph Freisler, Georg Wilhelm Pabst, Ladislaus Vajda
Elenco: Louise Brooks, Fritz Kortner, Francis Lederer, Carl Goetz, Alice Roberts, Krafft-Raschig
Música: Timothy Brock, Peer Raben (versão restaurada em 1997)
Direção de arte: Andrej Andrejew, Gottlieb Hesch
Baseado em Erdgest e Die Büchse der Pandora, de Frank Wedekind
Sobre a 42a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo:
A 42ª edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema acontece em São Paulo de 18 a 31 de outubro. Durante duas semanas, serão exibidos mais de 300 títulos de variados países e diversas cinematografias. Os filmes serão apresentados em mais de 30 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre, e também em Campinas.
Mais informações nos links:
https://www.youtube.com/watch?v=U2z40UEfIws
SERVIÇO:
27 OUT 2018 | 19h30
42a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Exibição do filme A Caixa de Pandora
com acompanhamento da Orquestra Jazz Sinfônica
duração: 135 minutos (aproximadamente)
ingressos: Gratuito. Plateia externa
[livre para todos os públicos]
informações: www.auditorioibirapuera.com.br
tel.: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.
Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Desde 2011, o Auditório Ibirapuera é gerido pelo Itaú Cultural, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. O Instituto e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo renovaram o convênio de gestão, vigente até 31 de dezembro de 2019. O trabalho inclui a gestão da Escola do Auditório, voltada à formação de música para estudantes da rede pública de ensino da capital. Esta parceria público-privada de cultura e formação já impactou mais de um milhão e meio de espectadores.
Capacidade: 15.000 pessoas (plateia externa)
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Fone: 11.3629-1075
info@auditorioibirapuera.com.
http://www.
Ar-condicionado. Acesso a pessoas com deficiência. Proibido fumar no local.
Estacionamentos / Transporte:
Estacionamento do Parque Ibirapuera, sistema Zona Azul – R$ 5 por duas
horas. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h
Ônibus:
Linha 5154 – Terminal Sto Amaro / Estação da Luz
Linha 5630 – Terminal Grajaú / Metrô Bras
Linha 675N – Metrô Ana Rosa / Terminal Sto. Amaro
Linha 677A – Metrô Ana Rosa / Jardim Ângela
Linha 775C/10 – Jardim Maria Sampaio / Metrô Santa Cruz
Linha 775A/10 – Jd. Adalgiza / Metrô Vila Mariana
O Auditório Ibirapuera não possui estacionamento ou sistema de valet. O estacionamento do Parque Ibirapuera é Zona Azul e tem vagas limitadas. Sugerimos que venha de táxi ou transporte público.