ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

DUO BAILADO leva música urbana instrumental brasileira ao Foyer do Auditório Ibirapuera, na sexta (16/06), às 21h
Postado em 11 de junho de 2017 @ 22:57


A proposta do duo instrumental formado por Marcos Paiva (contrabaixo) e Daniel Grajew (piano) com o álbum “Bailado”, lançado em 2016, é apresentar composições autorais e releituras de temas da música brasileira guiadas pelo gingado e o movimento das danças urbanas nacionais do início do século passado. O resultado é um olhar para o passado e o estilo dos “pianeiros” como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, com uso de ritmos como maxixe, tango brasileiro, samba, choro e valsas com pitadas de jazz e música clássica.

 

Esse mesmo “Bailado” será apresentado no foyer do Auditório Ibirapuera, permitindo ao público assistir uma amostra da mistura do erudito e do brejeiro que deu origem à música urbana instrumental brasileira. Seguindo os passos de grandes nomes da música brasileira, os músicos Marcos Paiva e Daniel Grajew estrearam a parceria com o projeto “Bailado”, criando uma nova sonoridade em duo – contrabaixo e piano. Por meio de uma inventividade rítmica e melódica, o duo busca traduzir uma característica marcante do povo brasileiro: a constante capacidade de se reinventar.

 

Marcos Paiva criou uma nova forma de conduzir o instrumento, usando a escola do violão de 7 cordas (as baixarias) de maneira pouco usual. Essas contramelodias – nascidas no início do século XX e sistematizadas por Pixinguinha em gravações ao lado do flautista Benedito Lacerda – formam a artéria central que se ramifica pelo acompanhamento do contrabaixista para acompanhar choros, sambas e ideias musicais. Seu contrabaixo tece com o piano uma engenhosa trama.

 

Já Daniel Grajew mergulha na linguagem dos “pianeiros” para propor novas tonalidades à tradição. Nesse processo, usa pinceladas impressionistas de Debussy e o colorido do jazz para harmonizar os requebros e gingados. A imaginação de Villa-Lobos e a ambiência do Clube da Esquina inspiram uma nova maneira de visitar o corta-jaca de Chiquinha Gonzaga e o tango de Ernesto Nazareth. Por fim, a teia musical construída no trabalho “Bailado” traz a união do primeiro respiro musical brasileiro urbano (presente no suingue) com a escola do piano erudito (revelado nas interpretações e no aprofundamento harmônico das composições) e o jazz (com seus espaços dilatados e sua liberdade na improvisação). Aqui, a sala de concerto é o meio da rua.

 

Repertório:

Morro acima, morro abaixo – Marcos Paiva

Gauche (Homenagem ‘a Chiquinha Gonzaga) – Daniel Grajew

O último lundu de Ernesto (Homenagem a Nazareth) – Marcos Paiva

1 x 7 – Marcos Paiva

Choro Vermelho – Daniel Grajew

Saudade – Marcos Paiva

Tenebroso – Ernesto Nazareth

Araribóia – Anacleto de Medeiros

Valsinha – Chico Buarque

Tempo de Murici – Daniel Grajew

 

Vídeo sobre Bailado:

https://www.youtube.com/watch?v=5zqewYElJyw&feature=youtu.be&list=PLWXL5Vf71FCzEO5gSPdGmamEhWIOpgmla

 

Página:

http://www.facebook.com/duobailado

 

 

Mais sobre Marcos Paiva:

Contrabaixista e compositor, gravou quatro discos solo. No ano de 2015, lançou seu quarto CD solo, “Choroso”, com o qual recebeu inúmeras críticas positivas da imprensa nacional e de jornalistas especializados. Atua ao lado de Vânia Bastos e Maria Alcina no show tributo a Pixinguinha, além de trabalhar como educador na Prefeitura da Cidade de São Paulo. Trabalhou ao lado de Zizi Possi, Bibi Ferreira, Teresa Salgueiro (portuguesa do Madredeus), Tânia Maria e Fabiana Cozza.

Mais sobre Danel Grajew:

Com um talento expressivo tanto para a música popular quanto erudita, o pianista e compositor paulistano Daniel Grajew é formado em piano pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado concluído em 2016 sobre o compositor Egberto Gismonti. Transita por diversos gêneros, desde o repertório erudito tradicional até o choro, jazz e tango. Já tocou na França, Portugal e em projetos como Resgate do Cinema Silencioso (Cinemateca), Piano +1 (SESC Santos), Cantoras do Brasil (Canal Brasil), II Encontro de Piano Popular (Casa do Núcleo), Turnê Tudo Azul (Petrobrás). Foi premiado como 2º colocado no I Concurso Jovens Solistas da USP (2009), 2º colocado no XI Concurso Villa Lobos (2009) e vencedor do Edital do Proac para gravação de disco (2011). Apresentou-se com diversos artistas, orquestras e grupos de câmara como Escualo Ensemble, Orquestra Bachianas, Orquestra de Câmara da USP, Carlos Malta, Kathryn Green, Tiganá Santana, Luiz Brasil, Blubell, Leonardo Jeszensky, Alexandre Silvério, Lucas Santana, entre outros. Lançou em 2013 seu primeiro disco solo “Manga”, em 2016 lançou “Bailado” com o baixista Marcos Paiva (escolhido pelo crítico Carlos Calado como um dos 10 melhores discos do ano) e em 2017 lançará o disco “Novos Ares” do Escualo Ensemble.

 

SERVIÇO:

·         MÚSICA NO FOYER

Com DUO BAILADO

 

16 JUN 2017 | 21h

 

Duração aproximada: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Ingressos: Gratuito. Entrada por ordem de chegada ao foyer do Auditório Ibirapuera

Informações: www.auditorioibirapuera.com.br

Tel: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br

 

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer

 

Desde 2011, o Auditório Ibirapuera é gerido pelo Itaú Cultural, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.


Capacidade Foyer: 300 lugares

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022