ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

Smashing Pumpkins ::: 03/11/24 ::: Espaço Unimed
Postado em 04 de novembro de 2024 @ 18:03


Texto e Fotos: Flávio Santiago

Smashing Pumpkins entrega show memorável e faz a alegria dos fãs 

Em sua quinta passagem pelo país (1996, 1998, 2010 ,2015) o Smashing Pumpkins fez uma das melhores apresentações em terras tupiniquins e essa opinião também é partilhada por Billy Corgan e cia, o show com ingressos esgotados contou com um publico apaixonado e que cantou do inicio ao fim, o resultado disso foi uma banda animada e um Billy Corgan sorridente que entregou um setlist matador e com algumas surpresas inseridas, algo que não constaram em outros shows da turnê.

A banda entregou uma apresentação intensa e nostálgica que passeou por várias fases de sua carreira. A presença de público, claramente apaixonado e cantando junto desde as primeiras notas, mostrou a força que a banda ainda exerce após tantos anos de estrada.

O show contou com uma seleção de clássicos que resgataram toda a energia do  auge dos saudosos anos 90 e do alternative rock , hits como “The Everlasting Gaze” (que abriu o show) , “1979,” “Disarm”, “Tonight, Tonight,” e “Bullet with Butterfly Wings” levantaram o público, que respondeu com empolgação a cada acorde e letra entoada por Corgan, cuja voz característica trouxe ainda mais emoção à noite.

A noite ainda contou com algumas surpresas como a execução de 2 faixas acústicas executadas por Corgan , foram elas: “Landslide (Fleetwood Mac) e  “Shine On, Harvest Moon” (Ruth Etting ) momento que foi ovacionado pelos fãs.

Esta apresentação além da divulgação do novo álbum, o aclamado: ” Aghori Mori Mei”,  também marcou a estréia da guitarrista Kiki Wong que deu mais peso a banda e fez o Smashing Pumpkins retomar a sonoridade adotada em albuns como Siamese Dream e algumas faixas do Mellon Collie and Infinite Sadness , do novo álbum  tivemos apenas 1 música “Sighommi”

Embora os hits tenham sido o carro chefe desse show houve espaço para musicas mais desconhecidas do grande público mas que agradaram em cheio os fãs , são elas: “Mayonaise” e “Jellybelly” que mostram o quão versátil pode ser uma banda passeando entre melodias mais calmas a um peso absurdo.

Com o show chegando ao fim a banda dá o seu ultimo sprint com 2 clássicos : Cherub Rock e Zero que foram cantados em uníssono pelo Espaço Unimed e até então encerrando de forma protocolar ao show da banda, mas como o clima era de festa e a empolgação do público se fez valer a banda retorna ao palco mais uma vez e presenteia ao púbico com uma saideira de lux0: uma homenagem a David Bowie, a banda fez um cover impactante de Ziggy Stardust com James Iha nos vocais que além de surpreender, trouxe uma atmosfera quase mágica ao ambiente.

O respeito e a fidelidade com que interpretaram a canção capturaram a essência de Bowie e emocionaram o público, que cantou junto, mostrando a atemporalidade da obra do camaleão do rock.

Essa apresentação em São Paulo foi, sem dúvida, um marco para os fãs brasileiros e para a banda que sai do palco jurando amores aos fãs brasileiros.

Terno Rei

A abertura do show do Smashing Pumpkins no Espaço Unimed ficou por conta da banda paulista Terno Rei, que trouxe uma performance marcante e atmosférica. A banda, que tem consolidado uma base de fãs sólida no Brasil, deu um toque brasileiro ao evento, cativando a audiência com seu indie rock introspectivo e letras melancólicas. Com a escolha de faixas dos álbuns Violeta e Gêmeos, a banda criou uma atmosfera suave e envolvente que preparou o público para a intensidade que estava por vir com o Smashing Pumpkins.

O vocal de Ale Sater se destacou, especialmente nas músicas mais emotivas como “Yoko” e “93”, levando o público a momentos de contemplação, enquanto os arranjos etéreos da banda mantinham todos imersos na vibe. A iluminação e o som do Espaço Unimed colaboraram para criar uma ambientação que combinou perfeitamente com o som da banda, gerando uma experiência que fluiu bem para quem aguardava o headliner.

No geral, a apresentação do Terno Rei foi bem-recebida, com aplausos e respeito do público, mostrando a conexão que a banda tem com a cena local e como ela consegue se conectar também com fãs de bandas internacionais, como o Smashing Pumpkins.

Setlist – Terno Rei
Solidão de volta
Difícil
93
Estava ali
Trailers
Luzes de Natal
Retrovisor
Brutal
Yoko
Esperando você

Setlist – Smashing Pumpkins

The Everlasting Gaze
Doomsday Clock
Zoo Station (U2 cover) (with drum solo)
Today
That Which Animates the Spirit
Tonight, Tonight
Beguiled
Ava Adore
Disarm
Landslide (Fleetwood Mac cover) (Billy solo acoustic)
Shine On, Harvest Moon (Ruth Etting cover) (Billy solo acoustic)
Mayonaise
Play Video
Bullet With Butterfly Wings
Empires
Perfect
Sighommi
1979
Jellybelly
Gossamer (with “The Spaniards” outro)
Cherub Rock
(preceded by band introductions with AC/DC’s “Thunderstruck” and Black Sabbath’s “Iron Man” snippets)
Zero

Encore:
Ziggy Stardust (David Bowie cover) (James Iha on lead vocals)

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022