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Boom Boom Kid – Sesc Avenida Paulista (Arte II) – 18/01/24
Postado em 15 de fevereiro de 2024 @ 01:41


Texto: Vagner Mastropaulo

Fotos: Flavio Santiago

Boom Boom Kid tira a galera para dançar em São Paulo!

Agradecimentos: ao amigo-irmão de longa data, Martín Ernesto Russo, pela consultoria em espanhol e sobre a Argentina

Na maior sinceridade do mundo, às vezes pinta a oportunidade de cobrir um determinado artista que você simplesmente pouco conhecia ou sequer havia ouvido falar, para só então passar a pesquisar e se dar conta de sua relevância. Some-se a isso uma estranha aversão inconsciente com o que nos rodeia no continente (para não dizer, “tremenda arrogância”), parcialmente justificada por sermos o único país nas Américas abaixo dos Estados Unidos a falar português, o que, quer queira, quer não, impõe uma barreiralingüística.

E se a birra com a Argentina, mais de nossaparte do que da deles, passa pelo futebol, praticamente não fazemos a mínima questão de saber o que se passa com o país vizinho, exceto por um ou outro detalhe atual sobre o desgoverno deJavier Milei ou umsuposto interesse em jogadores de futebol de lá, a não ser em confronto contra brasileiros pelas Copas Libertadores ou Sudamericana(mas não é “Sul-Americana”? Olhe nosso lado esnobe aí!) ou quando se trata de um atleta sondado pelo seu time ou que esteja naseleção – e o Messi não conta, tampouco época de Copa do Mundo ou até de Copa América…

Agora, você quer ver o tamanho de nossa ignorância musical? Cite cinco nomes argentinos de rock/metal sem apelar ao Google. Deverá ficar entre: Rata Blanca, que tocou no longínquo Monsters Of Rock de 1995 (cuidado, o Héroes Del Silencio, queveio no ano seguinte, é espanhol e aí não vale!); Fito Páez, compositor de Track Track, aqui famosa na versão de Os Paralamas Do Sucesso; e se ampliaro espectro para o ska, temos os fabulosos Los Fabulosos Cadillacs, com o perdão do trocadilho.

Quem mais? Soda Stereo? Excelente pedida! E aí vem a cereja do bolo? Quantos amigos você tem que manjam algo a respeito de Carlos Rodríguez, sua banda atual, o Boom Boom Kid, ou a que o projetou, o Fun People? O que importa é que os fãs sabiam, esgotaram a segunda data no Sesc Avenida Paulista, e foram em bom número à primeira, em 18/01, para nós destacada para esta cobertura.

Às 20:05, com míseros cinco minutos de atraso em relação ao divulgado eacompanhando “Nekro”, que pacatamente vendia o próprio merchan minutos antes, vieram ao palco o guitarrista Javier Marta e dois membros da última formação do Fun People: o baixista Darío “Pelado” López e o baterista Marcelo “Chelo” Vidal – todos ao som de ¿Por QuéTan Dura Y Misteriosa Es La Búsqueda Del Valle Embrujado De Los Buenos Augurios?, disparada como intro. Famoso por iniciar seus espetáculos com um misto entre um “casacão de pele”e cobertor às costas, o calor deve tê-lo impedido de usá-lo, pois o recurso não foi adotado.

O pau começou a comer solto logo em EndlessKinder(e uma chuva de espuma, daquelas de carnaval, borrifada pelo frontman, e aí captamos o motivo de não haver ninguém na “primeira fila”), que tomou forma em um bloco único colada a: JuventudDespierta, F.M.I. (SufreLatinoamérica), F.M.S. (Fuck Male Supremacy) eA Mi Manera. Sim, cinco pancadas de uma só vez e em pouco mais de seis minutos, interrompidas por um comando ininteligível tamanho o barulho geral!

Já adiantamos que o setlist não será percorrido cronologicamente, pois o quarteto despejou quarenta e duas músicas ao longo de quaseoitenta minutos, constantemente emendando-as, sempre mais pesadas e rápidas ao vivo do que nos registros de estúdio. E se contamos corretamente, foram vinte e sete do Boom Boom Kid e quatorze do Fun People, além da saideira Be My Baby, cover do The Ronettes.

Resumindo, Carlos é daqueles que não fica quieto: pula, dá chutes no ar, gira o microfone…  O cara: desceu até a platéia em F.M.I.(SufreLatinoamérica); acidentalmente caiu sobre a bateria em QuéHay Sobre Hartmann Y Curry?;foi cantar com a galera em BrickByBrick; fingiu se maquiar em Kiss Me; pulou se apoiando no bumbo em Oro (nela, ainda pediu uma “dancinha” na pista, em vez de circle pit); acertou o microfone no baixista ao rodá-lo em 1978 (CampDays), prontamente se desculpando; e fez inveja a qualquer Mike Patton da vida ao pegar algo do chão do palco, jogar para cima, acertar a boca e cuspir de volta em ¿QuéClase De Joda Es Esa?.

Pensa que acabou? Ele: tirou o par de tênis em Blu(e que meias fofas azuladas brilhantes com estrelinhas amarelas e nuvens laranjas!), plantando bananeira ainda nela; e meteu um cocar na cabeça em Feliz, primeira do encore, única fora do setlist de palco e incluída no calor do momento. Porém, a cereja do bolo estava por vir: na mencionadaBe My Babe, entregou uma prancha ao povo, que o acolheu e o conduziu numa “onda”, surfando-a, até o vocalista descer à pista, voltar ao palco e partir definitivamente – caso queira ter uma noção, há imagens similares no clipe de Entre Nos…

Mas a festa não se resumiu a isso, pois houve os improvisos musicais em si. Ele: executou PeiPaKoa em voz e guitarra; apareceu com dois chocalhos de criança em Leave Me Alone e apenas um deles em ¿Y Mí Agua De Florida Llevas?, uma vez que o outro se rompeu e foi regalado ao fotógrafo deste site; botou o microfone na boca em SinKaos; tocou gaita e fez uso de um gravador infantil com microfone em Feliz; e até trouxe um leque em Leave Me Alone e Cucú, não ficando tão claro o motivo sonoro –tudo isso fora um cowbell que nem nos demos conta de quando foi aproveitado…

O que mais ele aprontou? Brincou com quem dele se aproximava, incluindo os fotógrafos, gentilmente tocando os equipamentos, e cativou os presentes do começo ao fim, além de transformar em autênticas pancadas faixas como: I Do, Julio, Entre Nos…, Crayones Nada Trendy (naturalmente um arregaço, foi disparadamente a maiorpedrada da noite, até com gutural!),1978 (CampDays)e Boicot Antinatural.Houve um momento emocionante mesclando português com espanhol antes de Ariel Del Plata, single de 2022, a mais recente do repertório, grafada como Husker no setlist de palco (há uma postagem de dezembro/22 no YouTube [https://www.youtube.com/watch?v=7QqgpfI-zWg] em que o próprio músicoafirma:“Nós chamamos esta canção de Husker Du”):

“Muito obrigado! Como estão? Tudo bem? Muito obrigado por virem passar esta noite aqui conosco. A canção que vamos fazer agora é meio nova. Ela tem um ano, é uma canção de amor também e fala sobre ‘tape trading’, que era importante para pessoas como nós. Tenho cinqüenta e dois anos e, no passado, para você consumir música, tinha que ter alguém que pegasse uma revista na Espanha, Estados Unidos ou Alemanha e então você via e lia uma entrevista se conseguisse traduzir. Você podia gostar muito do que as bandas falavam, masdepois era impossível de escutar se não tivesse um amigo que tinha uma fita dessa banda e que um amigo lhe havia passado por intercâmbio e a enviava, sabem?”.

Ele prosseguiu: “Então você tinha que se sentar a bunda e passar horas escrevendo e mandando uma fita com bandas da Argentina como RetroSatan, V8, Los Violadores, essas coisas. Aí você enviava, esperava dois ou três meses e recebia uma fita vindo da Itália com CheetahChromeMotherfuckers e Negazione, por exemplo. Passando muito tempo, desta maneira você podia adquirir conhecimento, não apenas sobre música, mas também poesia e o que estava acontecendo realmente. Não é que o passado seja melhor, mas é que simplesmente foi algo que é bonito recordar porque foi algo importante para nós.E é bom recordarmos os bons momentos porque são eles que te fortalecem quando vêm os momentos ruins, pelo menos para mim.E a música é o que me salva”.

E concluiu: “Acho que agora é melhor porque você tem um nome, vai até o Google e escuta. Você pode gravar um álbum em sua casa, lançá-lo e não tem que mandar quatrocentas capas para que todo mundote escute, né? Você pode colaborar com uma banda com um cassete, mas pode pesquisar a música e ela já está lá. É simplesmente uma canção de amor ao ‘tape trading’. Desculpem-me por tantas palavras!”.

Outro aspecto a se salientar foi o ambiente tranqüilo e absolutamente em alto astral, incluindo crianças no recinto (sim, no plural!). Mas e quanto às favoritas do público? Para citar algumas,Si Pudiera (Desde Ushuaia) foi super bem cantada, bem como I Don’tMind, I Do,Perfume De Vos,Lo Único Feo Es No TenerPorquéVivir e Feliz.Alem destas,BrickByBrick teve um belo coro e a roda só deixou de ser tímida em Masticar, a décima-quarta tocada.

Enquanto partíamos ao som de El Día Que Me Quieras, de Carlos Gardel, contatávamos que constavam no setlist de palco para o encore e acabaram preteridas:EnCamino A Te,Anabelle e Runaway– esta especialmente pontuada por um fã no elevador de acesso ao andar térreo. E para os fãs de Fun People, ainda haveria uma data com material exclusivoda banda na Fabrique em 20/01, mas compromissos familiares nos impediram de comparecerao evento.

Por fim, sabe quem estava trabalhando de roadie? Juninho Sangiorgio, do Ratos De Porão, cujos shows no Sesc Pompéia cobrimos recentemente [https://onstage.mus.br/website/ratos-de-porao-sesc-pompeia-comedoria-12-e-13-01-24]. E foi inusitado ver o fenomenal baixista lutando para salvar pelo menos um dos setlists de palco para o show do dia seguinte (que, aliás, infelizmente não pudemos conferir em virtude da passagem do Apocalyptica pelo Carioca Club – em breve no site), um dos quais foi gentilmente cedido a este escribapor Darío “Pelado” López, num leve sinal de cabeça durante SheRunaway. Perdão, Juninho! Jamais quisemos te causar problemas ou dificultar sua missão para o sábado! J

E se o Boom Boom Kid para cá retornar, prestigie-os! É diversão garantida e Carlos Rodríguez e companhia vão te tirar para dançar!

 

Setlist

Intro: ¿Por QuéTan Dura Y Misteriosa Es La Búsqueda Del Valle Embrujado De Los Buenos Augurios?

01) Endless Kinder

02)JuventudDespierta

03) F.M.I. (SufreLatinoamérica) *

04) F.M.S. (Fuck Male Supremacy) *

05) A Mi Manera *

06) No Llores

07)QuéHay Sobre Hartmann Y Curry?

08) Si Esas Paredes Hablaran (MaríaOjos Negros, No Más)

09) Leave Me Alone *

10) Si Pudiera (Desde Ushuaia) *

11) Ariel Del Plata

12)Cuando Se Alineen Los Planetas

13)Kitty

14) Masticar *

15) Bad Influence *

16) I Don’t Mind

17) ¿Y Mí Agua De Florida Llevas?

18) I Do

19) PerfumeDe Vos

20)Lo Único Feo Es No TenerPorquéVivir

21)Julio

22) Entre Nos…

23)PeiPaKoa

24) Brick By Brick

25) Hunt *

26) Cucú

27) Sin Kaos

28)Dejame Ser Parte De EsaLocura

29) Kiss Me *

30)Crayones Nada Trendy

31) La Espina

32) Oro *

33) 1978 (CampDays) *

34)Boicot Antinatural *

35) Distinto *

36)Jo, Jo, Jo!

37) ¿QuéClase De Joda Es Esa?

38) Blu

Encore

39) Feliz

40) Vientos *

41) She Runaway

42) Be My Baby [The RonettesCover]

Outro: El Día Que Me Quieras [Carlos Gardel]

* Músicas Do Fun People

 
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