ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

Caetano Veloso “Transa” – Espaço Unimed, São Paulo/SP – 27/11/2023
Postado em 30 de novembro de 2023 @ 02:35


Texto: Edu Guimarães

Fotos: Flávio Santiago

O que faz um disco ser sucesso? O que é sucesso? Número de vendas ou o quanto ele marca e representa um momento na carreira de um artista? Sejam quais forem as respostas possíveis, é inegável que “Transa” é um sucesso na carreira de Caetano Veloso e na história da MPB.

 

O disco lançado em 1972 traz uma brasilidade visceral, com marcas da dor do exílio, misturada às efervescências do cenário musical inglês onde o álbum foi gerido. Cinquenta e um anos após o lançamento, Caetano resgata o curto repertório de sete canções para uma pequena série de celebrações deste trabalho.

O show realizado em São Paulo no último dia 27 – após a primeira apresentação do dia 25 com ingressos esgotados – mostrou a força dessas canções. Apesar de ser uma segunda-feira, a casa de shows estava lotada, principalmente por um público jovem que, de certa maneira, resgatou esse disco e fez com que se tornasse um item de colecionador valioso, o que rendeu reedições recentes em vinil.

Com meia hora de atraso, Caetano toma o centro do palco vestido com as cores marcantes da capa do álbum. Calças preta e camisa vermelha. Com movimentos contidos, no início o artista parecia um tanto cansado. Mas é incrível perceber o poder da música e como essa energia anima quem está no palco e também na plateia, como aconteceu.

“YouDon’tKnow Me”, que abre o disco, também deu início ao show. Caetano também incluiu canções de outros álbuns, tanto do período pré-Transa, como “Irene”, quanto músicas mais recentes, como “Sem Samba Não Dá”, de “Meu Coco”, lançado em 2021.

 

O público aguardava o momento da reunião com os músicos que gravaram “Transa”. Um a um, são chamados ao palco Tutty Moreno (bateria), Áureo de Souza (percussão) e JardsMacalé (violão, guitarra). O baixista Moacyr Albuquerque, que gravou o disco e faleceu há 23 anos, foi lembrado por Caetano.

 

Como uma volta no tempo, eles tocam novamente a faixa que começou o show, “YouDon’tKnow Me”. Na sequência, Caetano assume um banquinho ao lado da bateria para deixar os holofotes em Macalé que canta “Mal Secreto” e “Corcovado”. De volta, cantor e banda tocam “Mora na Filosofia” e “Nine Out ofTen”.

Já próximo ao final, AngelaRoRo – que participou das gravações de “Transa” – é chamada e canta “Escândalo”, composta por Caetano especialmente para ela. Segue com a bela “Compasso” e “Amor Meu Grande Amor”, que conquista a plateia.

Com todos de volta ao palco, Caetano apresenta “Nostalgia (That’sWhatRock’nRollIsAllAbout)”, com AngelaRoRo na gaita, e finaliza com a reedição de “Nine Out ofTen”.

 

Praticamente durante todo o show o público repetiu cada frase como se estivesse em transe. Reminiscências da catarse do próprio Caetano ao compor e gravar essas músicas que, após mais de meio século, estão mais fortes do que nunca.

 

Repertório

01. YouDon’tKnow Me

  1. Irene
  2. Maria Bethânia / Asa Branca
  3. London, London
  4. The EmptyBoat
  5. Araçá Azul
  6. Triste Bahia
  7. Neolithic Man
  8. It’s a Long Way
  9. YouDon’tKnow Me
  10. Mal secreto (JardsMacalé)
  11. Corcovado (JardsMacalé)
  12. Sem Samba Não Dá
  13. Mora na Filosofia

15 .Nine Out ofTen

  1. Escândalo (AngelaRoRo)
  2. Compasso (AngelaRoRo)
  3. Amor Meu Grande Amor (AngelaRoRo)
  4. Nostalgia
  5. Nine Out ofTen

 

 

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022