ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

Doctor Pheabes – Festa De Lançamento De Army Of The Sun – Audio – 16/05/19
Postado em 27 de maio de 2019 @ 18:57


Texto: Vagner Mastropaulo

Fotos: Marco Bulino (Ilha do Metal)

 Agradecimentos a: Doctor Pheabes e Damaris Hoffman

 Não seria ótimo se mais chefes e CEOs fossem roqueiros ou metaleiros?

 Em matéria de 24/03/17, Cauê Muraro questionou: “Por que o Doctor Pheabes é a única banda até agora que está no Lolla e no Rock In Rio?”. Logo abaixo, cravava: “Grupo nacional de hard rock tem dois donos da Prevent Senior, patrocinadora de eventos. ‘Se você acha que abrimos só porque patrocinamos, é uma verdade’, diz vocalista ao G1; mas ele reforça o ‘mérito da banda’”. E no decorrer do texto, o jornalista apontava Fernando Parrillo, guitarrista do Doctor Pheabes, como CEO da empresa. Gostos pessoais à parte, qualquer um pode buscar a leitura e tirar suas conclusões. Porém, quando nosso governo resolve cortar 30% do orçamento em universidades e empresas interessadas em investir em cultura começam a minguar, não é ótimo que alguém volte os olhos ao rock/metal? O quanto há de grana na conta de cada um é privado e não importa, mas quando aparece alguém a fim de promover o tipo de música que você ama, torça para que tais investidores venham para ficar! Afinal de contas, eles poderiam buscar outro gênero musical, ou, com dinheiro no bolso, simplesmente não fazer nada.

A convite do próprio Doctor Pheabes, nossa equipe rumou à Audio para o lançamento oficial de Army Of The Sun, terceiro registro de estúdio do conjunto paulistano. Tais coberturas não são tão previsíveis quanto podem parecer e despertam perguntas triviais: será que vai começar em ponto? Ou vai atrasar muito? Que horas vai terminar? A banda vai se apresentar? Será uma audição com perguntas e respostas? Ou o CD vai ficar rolando no sistema de som e cada um que se vire para gerar a matéria? Questionamentos que ajudam a compor a aura de mistério de um evento e, sejamos sinceros, como em qualquer festa, há até quem exiba facetas alternativas do ser humano, preocupando-se com o que haverá para comer ou beber na faixa…

Digam o que for sobre a banda, dois fatos são inegáveis: os caras são extremamente profissionais e sabem dar uma festa: dos 600 convidados, 486 prestigiaram o evento! Liberado o acesso às 19:05 (e apenas cinco minutos de atraso), os convidados recebiam de imediato uma cópia de Army Of The Sun, um release e uma caneca colorida de plástico. Na rampa de acesso, um stand servia Jack And Coke à vontade (nessas horas a saudade de Lemmy só aumenta) e um banner com a capa do álbum ao fundo estava disponível para fotos, fossem feitas por Silmara Ciuffa, fotógrafa oficial da festa, ou com smartphones pessoais. Então as pessoas dirigiam-se automaticamente ao deck, com livre acesso à sua área lateral de eventos, uma vez que a jam não aconteceria na área de shows da Audio, propriamente dita. Como não fomos lá para tal, não há como fazer um relato preciso sobre comes e bebes, mas os garçons ofereciam refrigerante, água, cerveja, whisky com energético e até onde a educação nos permitia observar, havia pizzas enroladas e fechadas (similares a um wrap) de frango ou calabresa e, para os vegetarianos, rúcula ou abobrinha, todas com queijo.

Conforme o tempo passava, personas do meio artístico rock e metal iam chegando, entre elas os jornalistas Vitão Bonesso (Backstage) e Régis Tadeu (É show ou é fria? / Aposto que você não sabe – YouTube) e o empresário e agora escritor Paulo Baron (Top Link), e músicos: Heros Trench (Korzus), Rodrigo Oliveira (Korzus e Armored Dawn – a outra banda de Eduardo Parrillo), Timo Kaarkoski (Armored Dawn), Felipe Machado (Viper), Luana Camarah (Malta), Alírio Netto (integrará o Queen Extravaganza no Espaço das Américas dia 30/05), Ivan Busic e Andria Busic (Dr. Sin), todos os membros do Project 46 e Bruno Luiz (Supla), além do próprio Papito.

Ainda no deck, conversamos brevemente com um dos anfitriões da festa. Atencioso, o vocalista do Doctor Pheabes, Eduardo Parrillo, nos concedeu depoimento acerca da festa e discorreu sobre o aguardo para o show de logo mais: “A expectativa é bem grande porque o Doctor Pheabes é basicamente uma banda que toca para amigos. Acho que deu para perceber aqui que o ambiente é bem familiar, com muitos amigos e amigos dos amigos também. Então é sempre um prazer para o Doctor Pheabes fazer seus shows porque a gente sempre fala para pessoas que gostam da banda. Há uma linguagem muito própria e muito natural dela e é um trabalho novo, uma situação diferente… tivemos uma produção diferente e há uma parte emocional muito forte porque nosso produtor faleceu neste período [nota: o norte-americano Kato Khandwala, que perdeu a vida aos 47 anos em um acidente de moto em North Hollywood, Califórnia, em 25/04/18], então tem esses apelos juntos hoje aqui. E está bem legal a festa, com bastante gente. Acho que vai ser um show legal”. Também circulando pela área, cruzamos com o baterista Paulo Ressio que, extremamente bem-humorado e ‘preocupado’, brincou: “Você está bebendo? Beba bastante para gostar de tudo! Vou mandar te servirem melhor ainda”.

Com a divulgação do show para às 21:30, os convidados rumavam à frente ao palco, que, por não ser elevado, forçava as pessoas a se aproximarem ainda mais, em busca de melhor visão. Luzes neon frontais davam um colorido diferente à pista (iluminando ainda mais as cores das canecas dadas como brinde), realçavam roupas brancas e deixavam os olhos das pessoas verdes ou azuis e os dentes rosas ou verdes (olhar para trás e ver tais transformações dava certa aflição). Às 21:40, Cadu Previero fez as honras da casa: “Boa noite, Audio Club, beleza? Eu sou o Cadu, locutor da 89FM e é um prazer estar aqui no lançamento, finalmente, de Army Of The Sun, o novo trabalho da banda Doctor Pheabes, com três faixas já tocando e muito bem na Rádio Rock [nota: Better Off Alone, Your Love Is Mine e Rebel Riders] e vocês vão ter o prazer de curtir o disco na íntegra. Todo mundo animado aqui hoje? Quero ouvir mais alto a galera! Vocês vão chamar a banda comigo agora: 3, 2, 1… com vocês, Doctor Pheabes!”.

Completando o line-up familiar de duas duplas de irmãos, além dos já citados Eduardo, Fernando e Paulo, havia Fabio Ressio (baixo) e Rafael Agostino (guitarra e teclados). Decoravam o palco a capa do álbum atrás do kit de Paulo, um “Pheabes” em sua pele de bumbo e, logo acima dele, uma caveira com bandana do conjunto e um cavanhaque branco idêntico ao do vocalista. No mais, apenas os cases customizados e a ala mirim colada à frente do palco para a abertura com Rebel Riders, sinalizando alterações na ordem de gravação das faixas. Com single já lançado, não seria exagero dizer que seu começo lembra Metallica da fase Load (1996) com sutis pitadas de Judas Priest nos vocais do refrão. Ao seu término, Eduardo deu sua primeira de declaração, indo de encontro ao que havia dito a este escriba: “Boa noite! É sempre um grande prazer o Doctor Pheabes tocar. Sempre tocamos para os amigos, que trazem outros amigos, então hoje é uma noite muito especial para nós. Tem tanta gente para agradecer, falar, lembrar e talvez eu me esqueça de muitos, ou talvez me esqueça de quase todos. E agora, Your Love Is Mine, uma música com vídeo. Quando discutíamos com o Otavio [nota: Otavio Juliano, diretor do clipe ao lado de Leo Liberti] sua formatação, ele sugeriu fazer com as meninas do skate que vão fazer uma seletiva porque nas Olimpíadas [nota: de Tóquio, em 2020] vai ter skate. Então convidamos a Letícia, a Dora e a Karen e elas são sensacionais [nota: Letícia Gonçalves, Dora Varella e Karen Jonz]”, e alçou a primeira para falar sobre três etapas do Campeonato Mundial, nos Estados Unidos (Long Beach, em junho), China e Brasil (no final do ano).

O rockão energético da quinta faixa de Army Of The Sun foi seguido de Find A Way, tirando um pouco o pé do acelerador (a banda só deveria repensar o uso um pouco exagerado do contra-luz frontal projetado diretamente no rosto da galera), e da mais pesada Better Off Alone, sobre a qual Eduardo discorreu: “Essa música é especial para a banda porque ela basicamente nos lançou neste novo álbum e discutíamos se ela deveria ser a primeira a ir para a rádio ou não e ela acabou indo”. Fato foi que ela contagiou a galera, provando ser palpite certeiro como música de trabalho. Seguindo com os agradecimentos, Eduardo citou Paulo Baron e falou sobre Let’s Go e a participação especial tanto no estúdio quanto no show: “Quando o Kato e o Bruno [nota: Bruno Agra, produtor brasileiro radicado nos Estados Unidos] estiveram aqui no Brasil, eles conheceram o Supla. E o Supla disse: ‘Poxa, vamos fazer uma música juntos’ e fizeram mesmo. Vamos chamar um cara que é muito amigo nosso: Supla”, que incendiou a festa e, ao sair, deu seu recado: “O prazer foi todo meu. Enjoy the show, motherfuckers!”.

Acalmando um pouco as coisas, veio a balada Here To Stay, com Rafael nos teclados. Ao referir-se à faixa título, com riffs certeiros e baixo acentuado, o vocalista foi taxativo: “Army Of The Sun talvez represente o sentimento de muitas pessoas e hoje a gente traz um pouco das bandas de rock para cá. Eu estava conversando sobre isso com o Ivan [nota: provavelmente Ivan Busic, do Dr. Sin] e talvez o Doctor Pheabes possa ser mais uma banda que consiga entrar nessa luta das bandas de rock e heavy metal que o Brasil tem, que são muito boas e que realmente precisam de um espaço. E a gente tenta, de todas as formas, juntas, com as bandas tentando arrumar um espaço para realmente aparecer e mostrar os talentos que o país tem e o país é muito grande. Queria chamar uma grande amiga nossa, advogada, que canta muito bem, Shamonny Croce e The King, outro grande amigo, da geração nova, com dez anos a menos”.

Ao anunciar Stranded In Love, o frontman fez uma revelação em tom de brincadeira: “É a música que eu mais gosto e queria que fosse para a rádio, que fosse fazer vídeo. E vocês sabem como é: o vocalista é o cara que mais aparece na banda, mas quando ele fala, ninguém quer saber. Então ela ficou para eu cantar com meus amigos, o pessoal da Moóca”. Com Fernando em um violão acústico, o momento mais tocante da noite foi assim apresentado por seu irmão: “A maioria das pessoas aqui já conhece a estória, mas, em homenagem a ele, eu devo repetir. Essa música foi feita junto com os produtores Kato Khandwala e Bruno Agra e o Kato sempre dizia que a coisa mais importante que havia era o tempo dele. Ele achava que, as roupas que ele tinha, os carros… ele vendeu tudo e ficou só com a roupa do corpo porque o mais importante era o tempo para ele. Fizemos as músicas, ele foi para Los Angeles fazer a mixagem e, numa dessas saídas dele, ele acabou sofrendo um acidente de moto e morreu. Aí parece que essa música foi feita para ele… quero dizer, que ele fez a música para ele mesmo. Live Forever é uma que gostaríamos de dedicar ao nosso ‘forever amigo’ Kato Khandwala”, em adição à dedicatória na primeira página do encarte do CD: “The road never ends – in memory of Kato Khandwala”.

Mudando de tom, Back In Town voltou a trazer alegria, e impressionou seu início remeter a Rock You Like A Hurricane, do Scorpions (mais ao vivo do que em estúdio). Retomando os agradecimentos, Eduardo destacou a “equipe que fica por trás do Doctor Pheabes e realmente suporta a gente todos os dias. Queria chamar ao palco: Damaris, Baffo, Tere, Silmara, Nazareth, Carlos, Alan, Tarlis, Marcito e Rafa [nota: respectivamente Damaris Hoffman (assessora de imprensa), Baffo Neto (tour manager), Tereza Gioia (produtora), Silmara Ciuffa (responsável pelas fotos no encarte do álbum), Nazareth Amaral (figurinista), Carlos Guimarães, Alan Juliano, Tarlis Vinci e Márcio Garcia (roadies) e Rafael Agostino (tecladista do Armored Dawn)]. Queria agradecer aos filhos e às esposas”. Resumindo, para cantar Ask Of You, assim encerrando as onze que compõem Army Of The Sun, tanta gente subiu ao palco que corremos o risco de deixar alguém de fora, mas tentamos. Foi uma bela versão em forma de agradecimento e Eduardo nem se atreveu a cantar, apenas regendo os tantos companheiros no palco.

Aberta a temporada de covers, Knockin’ On Heaven’s Door contou com Fernando em posse de uma linda guitarra de dois braços (um dos quais com doze cordas) e com Luana Camarah mandando muito bem nos vocais! E se antes era apenas uma mera semelhança, agora Rock You Like A Hurricane foi de fato tocada, mas com configuração alterada, mantendo apenas Fernando no palco: Andria Busic (vocais), Bruno Luiz (guitarra), Baffo Netto (baixo) e Ivan Busic (bateria). Em primeira mão, o baterista deu notícia bombástica: “O Edu, para quem não sabe, é compositor de nosso novo single, Lost In Space. E em nome do Dr. Sin, vou aproveitar e anunciar a vocês: o Dr. Sin está de volta!” [nota: Thiago Melo substitui Edu Ardanuy nas guitarras]. Um senhor line-up praticamente repetido em ótima versão para You Shook Me All Night Long, sem Baffo e com Andria acumulando funções entre as cinco cordas e o microfone: “Agora estou mais em casa, com o baixo”. Para os mais antigos, ver dois membros do Dr. Sin fazendo AC/DC trouxe lembranças do longínquo Hollywood Rock de 1993, quando tocaram Whole Lotta Rosie. Ausente no setlist de palco, conforme explicado por Eduardo, Highway To Hell só rolou como desafio de Luana, que novamente detonou cantando, deixando Andria no baixo.

Encerrando a festa, os mesmos amigos de Stranded In Love voltaram a dar uma força e farrear em Seventy Dogs, faixa inaugural do play homônimo de 2013 e única autoral além das do álbum lançado. Encerrada a apresentação pouco após às 23:10, Roadhouse Blues (The Doors) rolava na discotecagem enquanto os músicos atendiam a incontáveis pedidos por fotos, ainda no palco. A festa, por sua vez, prosseguia no deck, mas não ficamos além do show. O motivo? Correr para casa e escrever esta matéria. Gostando ou não do som dos caras, siga o ‘recado’ escrito nas costas da jaqueta de couro vestida por Alírio Netto: “Be fearless in the pursuit of what sets your soul on fire”. E, de quebra, contribua com o rock/metal nacional perguntando ao seu chefe se ele ou o CEO de sua empresa não pensam em formar uma banda ou em patrocinarem algum evento musical! Quem sabe não se descobrem novos talentos nacionais?

 

Setlist

01) Rebel Riders

02) Your Love Is Mine

03) Find A Way

04) Better Off Alone

05) Let’s Go

06) Here To Stay

07) Army Of The Sun

08) Stranded In Love

09) Live Forever

10) Back In Town

11) Ask Of You

12) Knockin’ On Heaven’s Door [Guns ‘N’ Roses Cover]

13) Rock You Like A Hurricane [Scorpions Cover]

14) You Shook Me All Night Long [AC/DC Cover]

15) Highway To Hell [AC/DC Cover]

16) Seventy Dogs

 

Army Of The Sun – Tracklist

01) Army Of The Sun – 3’52”

02) Better Off Alone – 3’54”

03) Rebel Riders – 3’30”

04) Here To Stay – 3’38”

05) Your Love Is Mine – 3’34”

06) Ask Of You – 4’07”

07) Find A Way – 3’21”

08) Back In Town – 3’41”

09) Stranded In Love – 3’30”

10) Let’s Go [Participação Especial de Supla] – 3’24”

11) Live Forever [Bonus Track] – 3’59”

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022