ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

EUROPE ::: 28/05/17 ::: CITIBANK HALL
Postado em 03 de junho de 2017 @ 20:56


Texto e Fotos: Renata Penteado

Agradecimentos: T4F

Após ausência de cinco anos, a banda sueca Europe retornou ao Brasil para mostrar que ainda continua fazendo um bom show e dominando os palcos, trazendo para São Paulo a turnê de divulgação de seu décimo álbum, War Of Kings, de 2015. Composta por: Joey Tempest (vocal), John Norum (guitarra), John Léven (baixo), Mic Michaeli (teclado) e Ian Haugland (bateria), a banda continua conquistando espaço no cenário hard rock, mesmo após 30 anos de carreira e marcando presença em festivais.

Comportando respeitável quantidade de fãs, embora insuficientes para lotar o Citibank Hall, a banda começou sua apresentação às 20:05, para delírio dos mais apaixonados. A primeira música foi nada menos que War Of Kings, faixa-título do álbum. Tudo começou com as primeiras batidas produzidas por Ian Haugland e o palco no escuro, então os outros músicos surgiram, até que as luzes se acenderam, e lá estavam todos os integrantes do Europe, usando roupas escuras e todos alinhados. Não havia as calças rasgadas ou cabelos desfiados de outrora, mas eram eles.

Joey Tempest foi à frente do palco reverenciar os fãs, abriu os braços e começou a agitar ao som da música enquanto as meninas na fila do gargarejo gritavam desesperadamente. Uma explosão de novidades porque o estilo amadureceu trazendo elementos diferentes, com o show carregado nos vocais, mais melódicos, enquanto que os instrumentos apresentavam sonoridade mais agressiva. E, com uma bandeira do Brasil presa no bolso de trás das calças, e brincando com seu pedestal branco, Joey deu introdução ao hit Rock The Night, acompanhado pelos fãs até seu final.

O que mais encantou durante toda a apresentação foi a serenidade, o carisma e o sorriso encantador do frontman. Ele não deixou, nem por um momento, de dar atenção para sua banda e seus fãs. Por muitas vezes, se comunicou em português com frases como: “Vocês são do caralho”, ou como na tão esperada balada Carrie, dizendo “Cantem comigo”.

John Norum deixou sua marca ao fazer o solo inicial, lindo e triste de Girl From Lebanon. Sua guitarra “chorava” a cada palhetada e a iluminação de palco fez com que ele brilhasse ainda mais.

Superstitious teve até um trecho reggae, tocado e cantado, de No Woman No Cry, de Bob Marley, com as luzes em vermelho, amarelo e verde, e sua execução ficou bem interessante.

E para encerrar a grande noite, os teclados enfurecidos de Mic Michaeli deixaram bem claro que a casa de shows viria abaixo com a música que levou o conjunto sueco ao sucesso absoluto: era a vez de The Final Countdown. Todos os presentes começaram a pular no ritmo da música, fazendo uma viagem voltar no tempo, com a mesma emoção dos anos 80, ao ouvir seu hit favorito. Acabado o clássico, as luzes se apagaram, e era a hora de todos irem embora, felizes com o show do competente Europe.

 

Setlist

01) War Of Kings

02) Hole In My Pocket

03) Rock The Night

04) Scream Of Anger

05) Last Look At Eden

06) Carrie

07) The Second Day

08) Firebox

(Solo de teclado)

09) Sign Of The Times

(Solo guitarra)

10) Girl From Lebanon

11) Ready Or Not

12) Nothin’ To Ya

(Solo de bateria)

13) Superstitious (No Woman No Cry)

14) Cherokee

15) Days Of Rock ‘N’ Roll

Bis

16) The Final Countdown

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022