Com comovente simplicidade, marca registrada da diretora Indira Dominici (que também assina os videoclipes de Varanda Suspensa, da Céu, e All Around You, da Tiê), o clipe “Café Amargo” é o mais novo lançamento da banda coletiva brasiliense Joe Silhueta. A faixa integra o álbum Trilhas do Sol (2018, Quadrado Mágico/ Cena Cerrado) e sua narrativa, que gira em torno dos caminhos que vão da madrugada até o amanhecer.
O vídeo produzido para ilustrar “Café Amargo” invoca através de um pas de deux (termo do balé clássico que significa “passo de dois”) a relação de intimidade e cumplicidade entre Guilherme Cobelo, cantor e compositor que encabeça Joe Silhueta, e Gaivota Naves, intérprete da trupe, em uma Brasília modernista.
O tema da composição também é evidenciado em cada detalhe dessa dança. Guilherme Cobelo a compôs após amparar Gaivota Naves em um momento trágico e de imensa tristeza. A empatia entre os dois é tão grande que a música, segundo Gaivota, poderia ter sido escrita por ela mesma. Cobelo consegue, em “Café Amargo”, captar os estados de espírito de Gaivota e imprimi-los em canções; ela, por sua vez, as interpreta com a genuinidade e a grandeza necessárias.
Para a diretora Indira Dominici, o projeto foi uma chance de “filmar um cafuné entre estas duas mágicas criaturas, em filme super8 milímetros, na cidade em que nasci”. Brasiliense, ela comenta a narrativa do clipe: “eu quis um pas de deux na areia de Gaivota & cowboy Cobelo – um faroeste que é mais que tudo filme de amor, na quadra aonde minha mãe pousou em Brasília naquele novembro de 1966, na cidade que eu deixei, mas que é elástico amarrado no pé”.
Joe Silhueta aproveita o lançamento de “Café Amargo” para anunciar sua agenda de shows, que passa por apresentações em Brasília (DF), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Esteio (RS) e São Paulo (SP). Confira os detalhes da turnê abaixo.
Agenda novembro/dezembro Joe Silhueta
11/nov – Acústico Lola Lab | Brasília/DF
24/nov – Festival doSol | Natal/RN
29/nov – Oculto | Porto Alegre/RS
01/dez – Festival Morrostock | Santa Maria/RS
02/dez – Rock na Praça | Esteio/RS
06/dez – Showcase Noturno @Casa do Mancha | São Paulo/SP
07/dez – Showcase Diurno SIM SP @CCSP | São Paulo/SP
07/dez – Prêmio Gabriel Thomaz de Música Brasileira | São Paulo/SP
Ficha técnica videoclipe “Café Amargo”
Direção e fotografia: Indira Dominici
Montagem: Diogo Oliveira
super8mm, negativo, cor
Joe Silhueta
Joe Silhueta é um coletivo musical brasiliense encabeçado pelo cantor e compositor Guilherme Cobelo.
É formado por Gaivota Naves (voz), Márlon Tugdual (bateria), Carlos Beleza (guitarra e voz), Marcelo Moura (baixo), Lucas Sombrio Muniz (clarineta, sanfona e clarone), Tarso Jones (teclado) e Tâmara Habka (produção). Com uma sonoridade que remete tanto às sínteses tropicalistas quanto ao amplo espectro do folk-psicodélico, a banda realiza uma fusão original de ritmos e tradições musicais brasileiras com elementos da cultura pop internacional. Com dois EP’s, três videoclipes e três singles lançados, Joe Silhueta foi escalado entre 2016-18 para tocar em importantes palcos do Brasil (Festivais Psicodália, Morrostock, Satélite 061, Porão do Rock, Picnik, CoMA, Cena Cerrado, DoSol, Móveis Convida, bem como duas noites na SIM SP), chamando atenção por onde passa com suas canções-apresentações explosivas e performáticas. Em 2016 foi indicado ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria “Artista Revelação” com o EP “Dylanescas”. Em 2018, lança seu debut album “Trilhas do Sol”.
FACEBOOK: https://www.facebook.com/ojoesilhueta/
SPOTIFY: https://goo.gl/qUm6qP
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/joesilhueta/
QUADRADO MÁGICO
De Brasília (DF), o selo Quadrado Mágico tem como mote o registro de sonoridades com brisas psicodélicas e levadas nada óbvias. Criado pelos produtores culturais Miguel Galvão e Gustavo Halfeld, o projeto inclui em seu catálogo bandas de parceiros e amigos dos fundadores, como Gipsydelica UK, BIKE, That Gum U Like, Y P U, Mescalines, Aiure e Joe Silhueta. O selo também organiza um dos eventos mais importante da cena independente candanga, o PicniK Festival. Conheça o Quadrado Mágico aqui.
—