ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

Fin Del Mundo – Sesc Avenida Paulista (Arte) – 01/03/24
Postado em 17 de março de 2024 @ 00:13


Texto: Vagner Mastropaulo

Fotos: Flavio Santiago

Se o final dos tempos for assim agradável, está valendo!

Pode ser mera coincidência, mas será que começa a se formar uma parceria de sucesso entre artistas argentinos e o Sesc Avenida Paulista? Afinal de contas, em 18/01, por lá passaram Carlos Rodríguez e companhia [https://onstage.mus.br/website/boom-boom-kid-sesc-avenida-paulista-arte-ii-18-01-24]empilhando clássicos do Boom Boom Kid e do Fun People. Pois bem, formado em Buenos Aires em 2019, o Fin Del Mundo deLucíaMasnatta (vocal/guitarra), Julieta Heredia (guitarra), Yanina Silva (baixo) e Julieta “Tita”Limia (bateria)estreava no país e em São Paulo esgotando os ingressos para o local e também para a data extra oito dias adiante no Bar Alto.

O estilo? Sem explicá-lo a fundo, um link de divulgação da Rádio 89FM classificava-o como “indieshoegaze post rock”… Na boa, é aí que as coisas se complicam e é mais fácil escutar diretamente na fonte.Numa tentativa tão tosca quanto em tentar definir, por vezes, caso você cerrasse os olhos e se permitisse entrar noclima ao vivo, parecia uma mistura de The Breeders com leves pitadas instrumentais de The Cure, tudo embalado na voz de Julee Cruise, cantora falecida em junho/22 e ícone das cenas viajantes no RedRoom de TwinPeaks (90).

Na prática, com “apenas” Todo Va Hacia El Mar (23)no catálogo, este seria o material em promoção e o barato passava a ser como o quarteto reembaralharia as faixas. Já adiantamos, as oito foram tocadas, bem como uma intro não-identificada a partir de 20:09, com nove minutos de atraso em relação ao horário prometidoe para os quais ninguém deu bola.Hacia Los Bosques efetivamente inaugurou a festa, com Lucía fazendo uma verificação com ela ainda em andamento: “Boa noite! Como estão? Olá, olá! Bem?”.

A inédita Una Temporada En El Invierno veio a seguir, emendada à primeira fala da guitarrista Julieta Heredia, porém, tímida e com o som de seu microfone melhor equalizado em seu lado, pois assistimos à performance de frente a Lucía, mal se ouvia sua voz e o que deu para compreender foi: “Obrigado a todos por virem. Sei muito poucas palavras em português, mas vou tentar: ‘Tudo bem?’”, e o sim geral deu o tom de aprovação.

La Distancia foi sucedida por um breve “Muito obrigada a todos por virem!” da vocalista e por Las Flores, mais intensa de partida e com partes calmas bem na vibe das canções do citado RedRoomda série de David Lynch. Duas ainda a ser lançadas vieram consecutivamente:Cuando Todo Termine, finalmente trazendo um pouco de distorção nas guitarras; e Trueno. E antes de El Próximo Verano, Lucía checou: “Vamos ver se conhecem esta canção” –pela reação da galera, conheciam ecantaram junto, especialmente a partir do verso “Y mi alejo de laduda”, perto do final.

Mandaram outra inédita, batizada simplesmente como “(Nuevo)” no setlist de palco, até regressarem a Todo Va Hacia El Mar com um comentário da frontwoman: “Querem ouvir um pouco de pós-rock?”, paraDesvelo, um dos pontos altosda noite com o peso da contagiante e viajante composição.E aqui há território a ser explorado: que legal seria se elas investissem em ao menos uma faixa puramente instrumental por disco, sem a “obrigação” de nela encaixarem uma letra.

Concluída, Lucía brincou: “Obrigada demais! Paramos por aqui?”. E aludindo ao show no Bar Alto, até Yanina deu o ar da graça: “Alguém vai deixar de ir à próxima data em São Paulo?”. Tudo isso antes da última inédita da noite, Marea,super aprovada e, a julgar por ela, o segundo play será bem mais pesado, pois, caminhando para seu término, a coisa pegou fogo e Tita passou a sentar a mão em seu kit!

Julieta anunciou a seguinte: “Uma canção do primeiro disco, que dá nome à nossa banda também”. Bela e num crescendo até entrarem as linhas vocais, algum preciosista de plantão diria que ela possui um artigo “El” no título, diferentemente do grupo… Enfim, Lucía deu a notícia que ninguém queria receber: “Bom, espero que tenham gostado. Nós curtimos demais. Vamos fazer as duas últimas canções. Bem, a gente se vê em breve. A gente se vê logo mais, se quiserem”, e fizeram La Noche, reconhecida de imediato e candidata a clássica eterna, com direito a uma rápida incursão da vocalista na pista, no meio da galera, quase perdendo o timing para o verso “Cuandoelpalacio de lanoche”.

A saideira?Informada porLucía, ela foi outra oportunidade de a baterista sentar a mão em seu instrumento: “Muito obrigada a todos, vamos para a última canção, El Incendio. Obrigada a todos por virem,nos vemos em 09/03, se conseguiram ingressos. Senão, no dia 08, também tocamos em São José dos Campos, que não é tão longe e é grátis”. Encerrada a apresentação ao som de uma outrodesconhecida até para o Shazam, Tita coordenou as fotos e correu para, na ponta dos pés, soltar seu “Obrigada!”.

Com um clamor coletivo por: “Mais um! Mais um!”, ela esbanjou sinceridade e arrancou gargalhadas: “Não tem ‘mais um’. Não há mais canções. Estas são todas as nossas músicas. Somos uma banda que toca há quatro anos!”.E assimfoi,sem se forçar a natureza: se era o que havia para tocarem em sessenta e três minutos, ficou de bom tamanho. Os mais rigorosos poderiam afirmar: “Que tocassem alguma repetida novamente!”, mas qual? O grande charme do show foi justamente o bloco sonoro, a unidade do que foi mostrado e, se voltassem ao palco, nem a noite e nem o mundo teriam fim… Aliás, se é assim que se acaba o mundo, que seja! Partiríamos leves e felizes…Lucíaainda garantiu: “Vamos ficar conversando com vocês, se quiserem, lá fora ou em algum lugar”, mas fomos embora. Que voltem logo!!!

 

Setlist

01)Hacia Los Bosques

02)Una Temporada En El Invierno

03)La Distancia

04)Las Flores

05)Cuando Todo Termine

06)Trueno

07)El Próximo Verano

08) (Nuevo)

09)Desvelo

10)Marea

11) El Fin Del Mundo

12)La Noche

13)El Incendio

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022