ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

LANÇAMENTO: O “filme perdido” de Aretha Franklin chega hoje (8) ao streaming
Postado em 08 de abril de 2020 @ 22:45


A apresentação inédita de Aretha Franklin. Em 1972, a Rainha do Soul gravou ao vivo ‘Amazing Grace’, o álbum mais vendido de sua carreira. Quarenta anos depois as imagens perdidas nos brindam um momento único e sublime da história da música.

Sobre o Filme:

Depois de ser exibido em festivais internacionais como AFI Film Festival, SXSW, DOC NYC e Miami International Film Festival, chega ao Brasil o documentário ‘Amazing Grace: Aretha Franklin’, que acompanha a gravação de um dos maiores álbuns de todos os tempos.

Em 1971, Aretha Franklin era conhecida como a Rainha do Soul. Após cinco anos de sucessos no topo das paradas, ela e Jerry Wexler, seu produtor na Atlantic Records, decidiram que seu próximo álbum seria uma homenagem à música de sua juventude, ao mundo da música gospel americana. Amazing Grace não tinha a intenção de ser sua maior performance, mas acabaria se tornando um momento elegíaco na história musical americana, bem como uma saudação à herança gospel que transformara a música americana na década de 1960.

Em 1972, quando Franklin planejava seu álbum, a Warner Communications – a matriz da Warner Brothers Film e dos selos Warner, Reprise, Elektra e Atlantic – aproveitava as recompensas do sucesso inesperado criado pela “sinergia corporativa” do álbum e do filme Woodstock , de Michael Wadleigh, pelo qual a Warner pagou ﹩100.000 dólares pelos direitos, mas terminou arrecadando mais de ﹩17 milhões e vendendo três milhões de cópias. E agora, todos esperavam que ‘Amazing Grace’ fosse ter o mesmo sucesso.

O CEO da Warner Brothers, Ted Ashley, mencionou o projeto numa reunião com Sydney Pollack, o então recentemente indicado ao Oscar de Melhor Diretor pelo filme ‘A Noite dos Desesperados’. Imediatamente, ao ouvir o nome de Franklin, Pollack quis participar do projeto.

Gravado ao vivo na igreja do Reverendo James Cleveland, em Watts, na Califórnia, diante de uma congregação e de um público facinado, ‘Amazing Grace’ se tornaria o álbum mais vendido da carreira de Franklin e o álbum gospel mais popular de todos os tempos.

Contudo, o filme nunca foi lançado.

Sydney Pollack era um diretor de longa-metragem, onde o som geralmente é pós-sincronizado nas cenas externas. Mas em ‘Amazing Grace’ não se usou claquete ou qualquer marcação que ajudasse a sincronizar o som com a imagem de tal maneira o processo de edição tornou-se impossível. Pollack contratou leitores labiais e editores especialistas, mas não teve sucesso.

O filme ficou abandonado por quase quarenta anos até que Alan Elliott, ex-produtor da Atlantic e antigo protegido de Wexler, procurou Wexler e, então, Pollack. Juntos, Elliott, Wexler e Pollack entraram em contato com a Warner Brothers e sabiam que o uso de novas tecnologias digitais poderia ajudá-los a juntar o som às cenas e fazer um filme a partir das imagens brutas.

Mais de 47 anos depois daqueles dois dias notáveis, fãs finalmente terão a oportunidade de testemunhar a grandeza de Aretha Franklin, e de participar numa viagem no tempo para um momento marcante na história musical e social americana.

AMAZING GRACE – SETLIST:

Primeira noite

“On Our Way”

“Wholy Holy”

“What a Friend We Have In Jesus”

“How I Got Over”

“Precious Memories”

“You’ve Got A Friend”

“Precious Lord Take My Hand”

“Amazing Grace”

“My Sweet Lord” (Instrumental)

Segunda noite

“Mary Don’t You Weep”

“Climbing Higher Mountains”

“Old Landmark”

“Never Grow Old”

“Old Landmark” (Creditos Finais)

SERVIÇO

AMAZING GRACE: ARETHA FRANKLIN

LEGENDADO

AUDIO ORIGINAL: INGLÊS

PLATAFORMAS: Apple TV (iTunes), Now, Google Play, YouTube, Vivo Play, SKY Play

PREÇO: partir de R﹩14,90 (aluguel)

CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

Mais informações e trailer: http://www.filmmelier.com/pt/br/film/8383/amazing-grace-aretha-franklin
 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022