ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

Lynyrd Skynyrd – Espaço Unimed – 22/09/23
Postado em 03 de outubro de 2023 @ 23:55


    Texto por: Vagner Mastropaulo

📷: @rafaelstrabelli

A rigor, o retorno do Lynyrd Skynyrd ao Brasil deveria ter ocorrido em dezembro/17, mas as três apresentaçõesforam canceladas, pois a filha de Johnny Van Zantfoi diagnosticada com Linfoma Linfoblástico Agudo, submetendo-se a tratamento. Com isso,somenteseis anos mais tarde o grande nome do southern rock voltou ao país e,curiosamente, a passagem pelo Espaço Unimed tornou-se a estréia em São Paulo, uma vez quea vinda de novembro/11 foi no SWU de Paulínia.

Conversando com amigos, houve quem criticassenão existirem componentesoriginais no line-up desde o falecimento de Gary Rossington em março – argumento válido, porém facilmente refutável. Afinal de contas, para ficarmos em um exemplo, o Napalm Death também tem “apenas membros substitutos”, por assim dizer, desde a saída de NicBullen em dezembro/86 e ninguém os contesta, mesmo sendo de época e estilo bemdiferentes. Aí você pode questionar: “O show foi ruim então?”. Longe disso, mas deu leve sensação de algo um pouco burocrático ou talvez tenha sido a ausência de Gary por si só. A dúvida pode ser sanada num futuro regresso em breve, que tal?

Sem banda de abertura e pertodo horário prometido de 22:00, nemJumpin’ Jack Flash (The Rolling Stones),Kashmir (Led Zeppelin) e Panama (Van Halen) ajudavam acontrolar os ânimos daexigente audiência. Sete minutos depois, o vídeo comemorativo dos cinqüenta anos de carreira com Thunderstruck (AC/DC) ao fundo foi a senha para amainar a ansiedade e uma locução pré-gravada cravava: “Senhoras e senhores, por favor, calorosamente recebam o Lynyrd Skynyrd, banda do Hall da Fama do Rock!”

Sendo objetivo, das quinze escolhidas,quatorze foram extraídas de álbuns até Street Survivors (77), quinto na discografia, e Workin’ For MCA abriu a caixa de clássicos trazendoo citado Johnny Van Zant (vocal), RickeyMedlocke, Mark Matejkae Damon Johnson (guitarras), Keith Christopher (baixo), Peter Keys (teclados) e Michael Cartellone (bateria).Carol Chase e Stacy Michelle (vocais de apoio) só entrariam em SkynyrdNation, mais recente do setlist e única de God&Guns (09), após as curtas palavras inaugurais do frontman: “São Paulo, Brasil, Skynyrd está na área!”. Com o perdão do trocadilho, houve adesão geral da “nação”.

Com Johnny percorrendo o palco de lado a lado a fim de saudar o público, What’sYourNamepuxouuma trincado mencionadoStreet Survivors (77). Sucessora também no full length,ThatSmell surgiu com a primeira interação alongada do vocalista: “Boa noite! Como estão, São Paulo, Brasil? Estão bem? ‘O-bri-gado’. Está certo? ‘O-bri-gado’? Sim? Agradecemos imensamente! Sabem? É um prazer para nós estarmos aqui esta noite. Estávamos esperando desde, acho que, 2011, para voltarmos ao Brasil e é uma honra para nós. Esta noite estamos celebrando cinqüenta anos de Lynyrd Skynyrd! Vocês são uma platéia sensacional e tudo que posso dizer é: estivemos lá, fizemos coisas e para lá jamais retornaremos”.

A divertidaI Know A Little foi precedida porchecagensatualizadas: “Estão bem? Gostaria de fazer um brinde aqui no Brasil. Muito obrigado por terem ficado com o Lynyrd Skynyrd por todos esses anos. Deus abençoe a vocês. Estão prontos para se divertir um pouco com o Lynyrd Skynyrd esta noite? Como estão deste lado? E deste lado? Amamos todos e cada um de vocês e tudo que tenho a dizer esta noite é: estão prontos? Vamos nos aprontar para detonar!”.

WhiskeyRock-A-Roller abriu duas consecutivas de Nuthin’Fancy (75) e ela foi uma autêntica sacanagem, possivelmente pela garrafa projetada no telão e sua temática,pois, se a festa já estava boa, melhorou com a faixa pondo o povo a dançar.Saturday Night Special manteve a animação e nela passamos a prestar atenção a detalhes como o patch de SimpleMan na jaqueta de couro de Johnny e um “DarkHorse” inscrito na correia da guitarra de Rickey.

Com grandes hits por vir, The BalladOf Curtis Loewtransformou-se eminesperadomomento tocante, deste modo anunciada por Johnny: “Muito obrigado! Sabem de uma coisa? Liguem as luzes, quero ver todos. Vocês são uma platéia muito bonita esta noite. Digo, vocês parecem estar bem. Agradecemos a vocês! Então, só quero perguntar a vocês: há quantos fãs de verdade do Lynyrd Skynyrd aqui? Alguns? Vocês conhecerão esta próxima música. Nós tentamos juntar um setlist de cinqüenta anos e foi muito difícil para nós. Porém, viemos com uma música que não fazíamos haviamuito tempo. Caso vocês a conheçam, cantem conosco esta noite e ela vai para Curtis LoewShortyMedlocke”. Ele ainda deu um boné a um felizardo no gargarejo!

Com dedicatória exclusiva, Tuesday’sGone foi um show à parte e, se alguém queria emoção, o vocalista se encarregoude transmiti-la: “O grande Gary Rossington, Brasil? Vocês o conhecem? O que querem saber sobre ele?”. Com imagens dele no telão, é desnecessário relatar o suporte incondicional, principalmente nos dizeres: “For ourleader. Our brother. Our Freebird. For Gary.” no início; e “Gary Rossington – 1951-2023 – Your legacy lives on forever.” no final. E que fiqueregistrada a sensível contribuição de Steve “Boxcar” Traum na gaita!

Grato, Johnny soou sincero:“Agradecemos muito a vocês e tudo que tenho a dizer é: devolvam-nos as nossas balas”, aludindo a GimmeBackMyBullets, representante singular do play homônimo. Chegando à décimado repertório em cinqüenta minutos, estariam indo rápido demais? Se os setlists previamente divulgados estivessem corretos, restavam quatro ou cinco, dependendo de qual consulta você tivesse feito. Logo, que coelho seria tirado da cartola para prorrogar a experiência?Dois expedientes adotados foram incluir novas falas e alongar músicas, já a partir da próxima, assim contextualizada pelo vocalista:“Muito obrigado! Vocês estão bem até agora?”.

Ao identificar um cartaz em inglês na platéia, leu-o: “Johnny, meu irmão! Faça meu sonho virar realidade e deixe-me cantar Simple Man com você! Por favor! Eu não desapontarei!”. A tradução é nossa e o desafio foi aceito: “Vou te dizer o seguinte… Ei, alguém pegue-o na platéia, vou deixá-lo fazer algo como um refrão comigo. Que tal? Deixem-no vir aqui. Espere um pouco, meu amigo”. Em meio ao improviso, ao invés de mostrar o cartaz correto,o telão mais confundia do que ajudava enquadrando uma cartolina, também na língua de Shakespeare,sem a menorrelação com a primeira: “Meu namorado é seu fã número um. Por favor, convide-o ao palco para ele detonar com vocês!”. Ficou para a próxima…

Enquanto os trâmites eram realizados, ele prosseguiu: “Amamos muito vocês e agradecemos imensamente a vocês. Esta próxima música, costumávamos dedicá-la a nossas tropas e suas famílias. Esta noite gostaria de dedicá-la às suas tropas e suas famílias aqui no Brasil, certo?”. Virando-se para o convidado, disparou: “Espere um pouco, meu amigo! Qual seu nome? Ele parece um vocalista, certo? Enfim, gostaríamos de dedicar esta música, não importa de onde você venha – seja de Jacksonville, Flórida, de onde venho, ou de bem aqui, de São Paulo, Brasil. Gostaríamos de dedicá-la a todos na platéia e ela vai para o homem simples”.

Podemos atestar: o dueto aconteceu sem truques ou combinações prévias. A prova cabal era a pulseira no pulso esquerdo do “homem simples”, tão laranja quanto a de qualquer um na pista premium. Visivelmente comovido, o convidado se identificoupara os que não o haviam reconhecido:“Lynyrd Skynyrd, a melhor banda do mundo! Todo mundo sabe, tenho uma banda aqui no Brasil, sou um guerreiro do rock ‘n’ roll aqui do Brasil. Minha banda atual se chama Sinistra e muita gente sabe que o Lynyrd Skynyrd é minha vida! Divulgo esta banda desde 1976 e, estando aqui hoje, pensei: ‘Vou levar um cartaz’. E vou falar: ‘Johnny, eu quero cantar com você. Me chama, man! E deu certo, porra! Eu cantei com o Lynyrd Skynyrd!”. Inesquecível! E se você ainda não sacou, não pesquisou, não descobriu ou não foi informado, era Nando Fernandes e ele realmente não decepcionou!

Batendo em uma hora no relógio e fechando uma dobradinha do début (Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd) (73), fizeram GimmeThreeShelters com Rickey a princípio no canto direito do palco tirando onda com a galera e “reclamando” do calor antes de jogar uma palheta a algum sortudo. Encerrando o set regular, duas de SecondHelping (74), sendo CallMeTheBreeze a primeira, emendada e autêntica aula de rock ‘n’ roll! Na boa, ficar parado sem chacoalhar o esqueleto com ela foi para seres de outros planetas! A segunda? A maravilhosaSweetHomeAlabama, para um mar de celulares erguidos!Despedindo-se provisoriamente, Johnny era pura reverência: “São Paulo, Brasil, o Lynyrd Skynyrd ama vocês! Deus abençoe a vocês e aos seus! Amém!”.

Convocando o grupo para o encore, ecoavam coros de “Olê, olê, olê, olê… Sky-nyrd! Sky-nyrd”, mas ouve quem entendesse e bradasse “Olê, olê, olê, olê… FreeBird! FreeBird”. Belíssima, ela veio com Rickey ao violão e Peter vestindo figurino branco, com direito a uma cartola da mesma cor, em combinação de fazer inveja a Elton John! Num dado momento, brotaramvelas acesas no telão com os primeiros nomes de dezesseis músicos, companheiros da equipe ou familiares já falecidos: Ronnie[Van Zant], Leon [Wilkeson], Gary [Rossington], Billy [Powell], Allen [Collins], Ed [King], Steve [Gaines], Tammy Michelle [Van Zant], Ean [Evans], LJ [ou Larry Junstrom], Hughie [Thomasson], Steve V [ou Steve Voudouris], Bob [Burns], Cassie [Gaines], Dean [Kilpatrick] e JoJo [Billingsley] – com respeitosahomenagem de Johnny: “Todos eles no céu do rock ‘n’ roll”. E ainda coube mais emoção com uma gravação de Ronnie Van Zant no telão “cantando” com seus colegas ali ao vivo…

Nem poderia ser de outra maneira, mas suaconclusão foi apoteótica e,com noventa e trêsminutos de espetáculo, enquanto amassa, extasiada, deixava as dependências ao som de HappyTrails(Roy Rogers&Dale Evans)de outro, este repórter, sem qualquer ironia, pensava em como seria a histórica noite seguinte no Jaguariúna Rodeo Festival.  No YouTube, há um link do show inteiro, bem como o de São Paulo (ambos em filmagens amadorase de repertório idêntico, aliás), e é uma pena questões de direitos autorais impedirem a disponibilização das imagens do Multishow. Por fim, a pergunta que importa é: haverá tempo para tornarem a voltar a São Paulo?

 

Setlist

Intro: Thunderstruck [AC/DC] + 50th Anniversary Video

01) Workin’ For MCA *

02) Skynyrd Nation

03) What’s Your Name

04) That Smell

05) I Know A Little

06) Whiskey Rock-A-Roller

07) Saturday Night Special

08) The Ballad Of Curtis Loew

09) Tuesday’s Gone

10) Gimme Back My Bullets *

11) Simple Man [Com NandoFernandes]

12) Gimme Three Shelters *

13) Call Me The Breeze [J. J. Cale Cover] *

14) Sweet Home Alabama

Encore

15) Free Bird *

Outro: Happy Trails [Roy Rogers& Dale Evans]

* sem Carol Chase e Stacy Michelle nos vocais de apoio

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022