
Diamantes na Pista traz em suas nove faixas uma sonoridade ao mesmo tempo etérea, dançante, reflexiva e envolvente, misturando rock, pop, música brasileira, pós-punk e folk, com ecos de Velvet Underground, Mutantes, Cocteau Twins, Siouxsie & The Banshees, Mutantes, Cibelle, Suzanne Vega e All About Eve,só para citar algumas possíveis referências.
Arredondando tudo, temos a voz doce de Malu, que soa como a de uma espécie de carochinha pop, contadora de histórias deliciosas sobre o amor, o desejo e os sonhos que nos impulsionam a seguir em frente. Sem limites, jamais.
Da pegada dançante de “Diamantes na Pista” aos rocks mais ácidos “Doctor Strangelove” e “Circo Paratodos”, passando pelo carimbó elétrico em “Jardim do Eden”, pela doçura de “Nosso Eclipse” e “Amores ao Mar” e pela psicodélica “Estrada”, o álbum é viajante no melhor sentido da palavra.
Maria gosta de deixar claro: “Aqui, os diamantes são simbólicos. Bem antes de se tornarem joias de alto valor de mercado, os diamantes são pedras preciosas pelo seu alto grau de perfeição, beleza e raridade, são pedras que nos remetem a outras dimensões e ao mesmo tempo estão guardadas no centro da terra”. A artista propõe esparramar diamantes na pista saindo dos limites, num devaneio de imagens que remetem a abundância e a liberdade.
Biografia
Nascida na Zona Norte de São Paulo e descendente de espanhóis, Malu Maria passou boa parte da sua infância e adolescência em Ilhabela, litoral norte do estado de São Paulo. Lá, conheceu e conviveu com muitos músicos e artistas.
Seu tio-avô catalão fugiu com um circo de Caracas, e virou palhaço. Ele vez por outra visitava a família, e se mostrou uma influência decisiva para que a sobrinha-neta enveredasse pela carreira artística nos anos que se seguiriam.
Malu se formou em Artes do Corpo e Performance na PUC e em percussão no Espaço Brincante, e participou de várias bandas, além de ter integrado com Luci Negrão o duo Manallu, que lançou em 2013 um CD com a produção do badalado Plinio Profeta.
Sua paixão pela arte circense a levou a escrever um livro de pesquisa sobre as diferentes regiões do Brasil que abordam a linguagem do palhaço em suas manifestações culturais. Ela também criou na garagem de sua casa em São Paulo o Teatro de Bolso do Quarto Mundo, um adorável espaço cultural alternativo.
Além da carreira musical, Malu também dá aulas de teatro e pandeiro. Ela ainda atua como youtuber, apresentando o inusitado programa “Transbordando o Copo”, usando um visual circense e no qual já entrevistou gente do calibre de Mauricio Pereira (Os Mulheres Negras), Luiz Chagas, Peri Pane, Anelis Assumpção e Tonho Penhasco, entre outros.
Diamantes na Pista- Malu Maria- ouça o álbum em streaming:
https://www.youtube.com/watch?v=PBeg_nqE_Fg
Programa Transbordando o Copo- entrevista com Mauricio Pereira:
https://www.youtube.com/watch?v=MrdGrgT2O9c
Serviço
Malu Maria no show “Diamantes na Pista”
Data: 6 de dezembro às 20h