ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2025
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

Natura Musical apresenta: Agulha.R
Postado em 09 de setembro de 2020 @ 22:31


A partir de setembro o charmoso galpão da rua Conselheiro Camargo, número 300, localizado no bairro São Geraldo em Porto Alegre, passa a abrir suas portas para o mundo. Referência no circuito de shows nacional, o Agulha segue temporariamente fechado em função da pandemia, mas aproveita o período de quarentena para extrapolar seu território físico para o virtual, ampliando ainda mais seu alcance.

Aberto em agosto de 2017 a casa de shows/bar/espaço cultural surgiu com a proposta de acolher a arte em seus diversos sentidos. Sua curadoria é certeira, passando pela escolha de fixar sua sede em um bairro importante para a economia da capital que aos poucos foi se tornando mais industrial, propondo uma descentralização e um novo polo criativo para a cidade, que fugisse dos estereótipos e principalmente por sua programação variada, que já realizou mais de 220 shows das mais distintas cenas musicais, além de abrir espaço para literatura, teatro, dança e gastronomia. Para se ter uma ideia, já passaram pelo palco dos dois cavalinhos flutuantes artistas como Mateus Aleluia, Homeshake (EUA), BNegão, Duda Beat, Ava Rocha, Francisco El Hombre, Letrux, Xênia França, Anelis Assumpção, Tiê, Rubel, Don L, Boogarins, KLJay, Jards Macalé, entre tantos outros.

Com o patrocínio da Natura Musical e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, a casa apresenta seu projeto Agulha.R, que propõe um novo ambiente digital para a trama da música autoral brasileira. Através de uma série de conteúdos audiovisuais, bandas e artistas passam a contar com um espaço potente para expor suas pesquisas e narrativas produzindo um material inédito.

Assim como sua proposta original, a ideia é contemplar os mais variados gêneros, incluindo destaques no panorama contemporâneo e principalmente fortalecendo e amplificando a cena local, com um lineup preciso com curadoria de Guilherme Thiesen Netto e composto por Zudizilla, Ana Frango Elétrico, Saskia, Negro Leo, Zilla DXG, Andressa Ferreira, Katu Mirim, Juliano Guerra, Lígia Lasevi, Cristal, Valéria, Julio Heerlein, Jadsa, Josyara e uma última atração surpresa que será revelada no decorrer do projeto.

“O projeto foi desenhado em julho de 2019 e tinha como peça inerente o espaço do Agulha, como o local onde seriam gravados os conteúdos do projeto. O cenário global mudou inteiramente de lá para cá, mas nestes últimos meses, percebemos que o Agulha.r, cuja distribuição se dá fundamentalmente online, tem um imenso potencial para ser adaptado ao panorama atual. O que propomos é uma mudança de cenário. Se antes a produção de conteúdo se daria no Agulha, contando com as apresentações que fariam parte da agenda de shows da casa, agora passa a ser realizada de forma descentralizada e remota, nas casas dos próprios artistas”, pontua Alice Oliveira, gestora de produção do projeto.

A ideia é que os artistas possam compartilhar parte do seu processo criativo, além de gravar uma session caseira e intimista, em um formato inédito para a plateia que costuma conhecer esses artistas sob as luzes e distanciamento dos palcos.

Um dos pontos altos do Agulha.R é que ele vai ser construído no decorrer dos meses e está aberto à participação do público, que poderá interagir com os artistas nas entrevistas que serão conduzidas pela jornalista Marília Feix via Zoom. Para isso, basta o interessado entrar no Sympla do Agulha para obter o link que direciona para a sala de bate-papo. É justamente essa proximidade do formato que remete a característica do Agulha, uma casa de música que proporciona uma experiência única de se vivenciar encontros mais próximos entre artistas e variadas audiências, proporcionando um ambiente de conexão.

Duas semanas depois, a entrevista será editada e disponibilizada junto com as sessions de cada um dos artistas participantes nos canais do Agulha. O áudio da entrevista vira um podcast que também poderá ser acessado no Spotify.

Agulha.R foi selecionado por Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Vitor Ramil, Zudizilla, Tagua Tagua e Tem Preto no Sul, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 30 projetos até 2019, como Filipe Catto, Bloco da Laje, Borguetti e Yamandu, Musa Híbrida, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil.

“O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas, com a música, somos capazes de chegar a um lugar comum, respeitando a diversidade. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados por Natura Musical trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com envolvimento de cada um de nós”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 159 milhões no patrocínio de 467 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 41 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 120 shows ao longo de 2019.

Ficha técnica Agulha.R

Coordenação de Produção – Alice Oliveira
Estratégia de Comunicação – Daniela Barbosa
Assistente Administrativo – Daniela Ramirez
Gerenciamento do Projeto – Eduardo Titton
Curadoria Musical – Guilherme Thiesen Netto
Jornalista Musical  – Marília Feix
Edição e Desenho de Som – Olímpio  Jr.
Direção e montagem – Ricardo De Carli
Design Gráfico – Raphael de Luca

serviço:

Natura Musical apresenta Agulha.R

09/09 – 12h – Lançamento Entrevista EP01 Zudizilla (YouTube e podcast)
23/09 – 12h – Lançamento Session EP01 Zudizilla (YouTube)
16/09 – 19h –  Entrevista Interativa com Ana Frango Elétrico (link disponível no Sympla a partir de 11/9)
30/09 – 12h – Lançamento Entrevista + Session EP02 com Ana Frango Elétrico (YouTube e podcast)

Site: www.agulha.poa.br
Instagram: www.instagram.com/agulha.poa
YouTube:http://bit.ly/agulhaportoalegre
Facebook: www.facebook.com/agulha.poa
Sympla: www.sympla.com.br/agulha
Podcast: https://anchor.fm/agulhar

 *crédito da foto Zudizilla – Filipa Aurélio
** crédito da foto Ana Frango Elétrico – Hick Duarte

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2025