Texto: Vagner Mastropaulo
Fotos: Flavio Santiago
Dupla resgata lados b em repertório para iniciados!
Já pensou se toda banda que viesse ao Brasil fizesse um set acústico e um elétrico? Pensando bem, talvez banalizassem a proposta, tremendo acerto do New ModelArmy na Fabrique numa noite desplugada de quinta-feira quase fria. Antes, porém, adentramos ao recinto às 20:45, o DJ Focka cuidava da discotecagem e se a memória e/ou o Shazam não falharam, rolaram:Dancing WithMyself (Billy Idol), Lie LieLie(999), Annalisa(PublicImageLtd.), A Way II (The Bolshoi), No Love Lost(JoyDivision), Love LikeBlood (Killing Joke), RussianRoulette (LordsOf The New Church), A Forest (The Cure), Disappointed (PublicImgeLtd.), RudieCan’tFail (The Clash), AllThis And More(Dead Boys), StraightToHell(The Clash), The Wait(Killing Joke) e…Annalisa (PublicImageLtd.), sempre com luz baixa e deixando a Fabrique numa penumbra de fazer inveja a qualquer Madame Satã da vida!
Se você é dos detalhistas, reparou que a última foi repetida e interrompida para Justin Sullivan (vocal, violão e gaita) e Dean White (guitarra, teclados e vocal de apoio) darem as caras no palco às 21:34, quatro minutos atrasados em relação ao horário prometido, sem intro, com Before I GetOlde Strangerinaugurando a festa enotava-se Dean usando a guitarra para criar a atmosfera ideal para seu parceiro desfilar a conservada voz para a casa cheia até sua primeira interação: “‘Boa noite’! Ou ‘Boa tarde!’? ‘Boa noite!’ é no final do show, certo? Aí vocês saem. Seremos apenas nós dois a noite toda. Faremos uma música de amor. Um, dois três! Um, dois três!”, LS43.
Viriam mais falas: “Hora de excluir músicas. Há duzentas e cinqüenta músicas e vamos tocar vinte, mais ou menos isso. E então, no sábado, sem problemas, tocaremos em torno de mais vinte. O que significa que há duzentas e dez que não vamos tocar”, e fizeram Where I Am e LaPush, esta com Dean nos teclados.TurnAway trouxe o retornode Dean à guitarra e foi explicada: “Agora, sei que alguns de vocês falam inglês realmente muito bem e alguns de vocês não. Então não sei o quanto falar porque não falo nada em português. Sim, mas sei dizer ‘Obrigado!’ enão pensem que isso realmente mereça aplausos… Vamos fazer umas músicas sobre vício, ou, para ser mais preciso, sobre viver com alguém que é viciado em algo. E acho que todos nós passamos por algo assim”.
Dawn foi super bem recebida e Sullivan resolveu dar uma de especialista em temperatura:“Há um adorável ar condicionado aqui na parede, sabem, configurados em vinte graus. Dissemos: ‘Foda-se! Queremos que esteja quente!’. Agora, bem que eu queria não ter dito nada. Esta é para alguém que… Na verdade, consigo ver vocês, um pouco, pois há esta luz que fica indo e voltando, mas consigo ver os rostos das pessoas. Há uma mistura de idades realmente interessante aqui, algumas pessoas bem jovens, outras velhas pra cacete e tudo no meio disso. Acho que esta é para os mais velhos, é uma estória, é sobre um personagem que ficou famoso nos Estados Unidos nos anos setenta por pular em motocicletas: EvilKnievel. Vamos tocar essa música”, a rigor, sem o “Evil” no título.
NoticeMe foi devidamente contextualizada: “Acho que é muito humano querer ser notado. Acho que todos nós queremos ser alguém. E aí vêm os extremos e a loucura…”.E, emUnforgiven, ficou evidente que ele não te olhava, mas te encaravapetrificado durante a performance. Está lembrado do meteorologista? “Então, o ar condicionado agora está do meu lado esquerdo, mas não à direita. Há algum cientista do clima aqui? Sim? Então, se deixarmos este lado do ar condicionado em ‘congelar’ e o outro lado em ‘ferver’, haverá uma tempestade ou algo assim no meio? Vale a tentativa!”, como valeu ouvir Drummy B, com o vocalista na gaita e seu companheiro nos teclados.
Se você freqüenta shows há décadas, sabe que sempre há algum tonto carente crendo que o espetáculo é só para ele: “Então, tempos duros e difíceis, hein? Fizemos um álbum novo este ano chamado Unbroken e acho que, mais do que qualquer outra coisa, este álbum é pela porra da atitude, que é uma idéia meio punk rock. No final das contas, ele é realmente sobre atitude. Aí vai uma música antiga, de anos atrás”.
A dupla até fez o começo de Fate, mas algo não soava legal: “Esperem um minuto! Poderíamos fazê-la deste modo, mas não vamos. Vamos fazê-la assim”. Prontos para recomeçar, o sem-noção citado acima deu o ar da graça gritando algo sobre o mencionado Unbroken. A saída encontrada por Justin foi comentar: “É engraçado, amamos o álbum também! Somos muito sortudos, saímos pelo mundo e, de todo modo, apenas temos que fazer o que amamos”.
Inspirado, o músico filosofou, com certa dose de razão: “Há alguém aqui ligado ao surfe? Surfistas, sim? Sei que é algo meio grande no Brasil, mas, obviamente, por que – e aí vai uma pergunta: por que vocês construíram uma cidade de setecentos e cinquenta milhões de pessoas tão distante do mar? Leva uma hora até o mar, não? Não podemos simplesmente mover a cidade para o mar? Esta é uma cidade legal pra caralho! Vocês são todos de São Paulo? Estamos realmente felizes por estarmos aqui. Vocês aqui são 0,0000000001% de São Paulo. Enfim, só estou falando besteira, freqüentemente falo besteira. Vamos tocar uma música de surfe”, Wipeout, batendo em uma hora no relógio e emendada a Autumn.
Um breve anúncio: “Obrigado! Esta é uma sobre televisão. Dêem uma conferida!”, para YouWeren’tThere, com base pré-gravada na bateria, Dean aos teclados e Justin “apenas”cantando e na gaita. Foi outra super aplaudida pela platéia e deste modo analisada: “Seria um bom ponto para terminarmos, mas seria besteira terminarmos num karaokê. Então não vamos acabar num karaokê. Querem mais uma música?”. Ouvindo o clamor por mais três, parecidocom o “Não aceitamos pedidos! Boa sorte!” dado ao público em meio à chuva de solicitações na mesma Fabrique em junho/18,o frontmansoou sincero: “Desejamos boa sorte a vocês! Obrigado! Esperamos vê-los no sábado. Teremos um show mais apropriado. Então, no sábado, vocês terão baixo e bateria e temos que admitir: tudo passa pelo baixo e bateria. Então, no sábado, vocês terão baixo e bateria. Veremos vocês então e os deixaremos com este último pensamento”, Snelsmore Wood.
Regressando para o encore em forma de BalladOfBodminPill, para a galera filmando, novo desabafo com ar de boletim do tempo: “Há muitas músicas, mas amanhã temos que ir a Curitiba. Então voltaremos para um show para valer! Então nos veremos no sábado, muito obrigado por virem esta noite. Faremos mais uma para vocês e me lembrarei da porra do ar condicionado da próxima vez! Esta realmente vai para todos nós!”. Um breve “Vemos vocês no sábado!” marcou a despedida enquanto ouvíamos Who CanSay, de The Horrors, e Porno For Pyros, dogrupo homônimo de Perry Farrell, ecoando no sistema de som, tanto podendo ser outros como frutos da discotecagem em pouco menos de noventa minutos.
Quer a prova de como o setlist foi planejado e distribuído? Foram: quatro de Eight (00); duas de TodayIs A Good Day (09); e uma de Vengeance (84), Thunder And Consolation (89), Impurity (90), The Love OfHopeless Causes (93), Carnival (05), High (07), BetweenDog And Wolf (13) e FromHere (19). Quatorze certo? E as três restantes? TurnAway saiu tanto em Big Guitars In Little Europe (95), de Justin Sullivan e Dave Blomberg, quanto no ao vivo 30th AnniversaryConcert – Live At The London Forum (03 December 2010) (11); Drummy B integra o EP Living In The Rose (93), também conhecido como The Ballads, e a compilação B-Sides And AbandonedTracks (94); e Unforgiven está disponível em Surrounded (21), segundo play solo de Justin Sullivan.
Escolhas pontuais nada óbvias voltadas aos fãs de carteirinha e,ainda assim, foram preteridos: No Rest For The Wicked (85); The Ghost Of Cain (86); StrangeBrotherhood (98); BetweenWine And Blood (14); Winter (16); e o novíssimoUnbroken (24). Sabadão prometia!
Setlist
01)Before I GetOld
02)Stranger
03)LS43
04)Where I Am
05)La Push
06)TurnAway
07)Dawn
08)Knievel
09)Notice Me
10)Unforgiven
11)Drummy B
12)Fate
13)Wipeout
14)Autumn
15)YouWeren’tThere
16)Snelsmore Wood
Encore
17)BalladOfBodminPill
Outros/Discotecagem: Who CanSay [The Horrors]; Porno For Pyros [Porno For Pyros]