Os Ratos de Porão fecharão o Penha Rock em 30 de julho. Impossível falar em punk/hardcore/metal no Brasil sem citar o quarteto, que comemora 42 anos de vida como um dos mais emblemáticos grupos da música pesada
Criado na capital paulista em 1981 o quarteto traz na formação atual, além de João Gordo (vocal), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria). A trupe ratazana gravou álbuns emblemáticos que devem constar na estante de quem ama peso, agressividade e letras críticas a governos opressores e fascistas.
Seu mais recente disco “Necropolítica”, de 2021, vem substituir “Século Sinistro”, de 2014, trazendo toda a avalanche sonora e letras ácidas, marcas indiscutíveis na trajetória do Ratos.
Como o título do álbum entrega, “Necropolítica” traz canções inéditas refletindo o período turbulento que passamos , infelizmente devendo reverberar por muito tempo ainda.
A degradação política, social, econômica, terrível polarização, sucessivas tentativas de golpe de estado e rompimento com a democracia estão expostas de maneira nua e crua.
João Gordo vocifera com toda a força dos pulmões, urrando das entranhas, ladeado por Jão, cujos riffs e solos parecem aviões B-52 bombardeando a cabeça dos incautos.
Ao longo da carreira o RDP gravou discos significativos como “Crucificados pelo Sistema” (1984), “Descanse em Paz” (1986), “Cada Dia Mais Sujos e Agressivos” (1987), também lançado na versão em inglês, “Carniceria Tropical’ (1997), “Onisciente Coletivo” (2003) e ‘Homem Inimigo do Homem” (2006).
As parcerias e participações em festivais são inúmeras. Já dividiram palco ou gravaram com gigantes como Sepultura, Exodus, Brujeria e Cripple Bastards.
Entre os festivais nos quais o grupo já tocou estão Rock In Rio, Metal Open Air e Abril Pro Rock. Uma das maiores honrarias para o RDP foi ter se apresentado no CBGB, o mítico clube nova-iorquino, que revelou nos anos 70 grupos como Ramones, Blondie, Television e Talking Heads. Essa apresentação deu origem a “Ao Vivo no CBGB”, lançado em 2000.
No set list estão porradarias como “Beber até Morrer”, “Crucificados Pelo Sistema’, “Alerta Antifascista”, “Sofrer’, “Aids, Pop, Repressão”, “Necropolítica”, “Igreja Universal” e “Capitalismo”.
SERVIÇO
Dia 30 de julho
Ratos de Porão
Show: Necropolítica
Classificação: 12 anos
Grátis
Retirar ingressos uma hora antes
Redes sociais: @ccpenha
facebook.com/centroculturalpenha
SERVIÇO PENHA
Data: 30/07/2023
Hora: 18h
Local: Centro Cultural Penha
Endereço: Largo do Rosário, 20 – Penha de França, São Paulo/SP






