ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2021
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

RESENHA::: RATOS DE PORÃO :::NECROPOLITICA
Postado em 14 de maio de 2022 @ 01:22


Por: Vagner Mastropaulo

Primeiro trabalho de inéditas desde 2014 evidencia o quanto o Ratos continua sendo fundamental!

Em dezembro/21, o Ratos De Porão fez uma série antológica de apresentações celebrando quarenta quase inacreditáveis anos de carreira ao tocar na íntegra cinco não menos seminais álbuns de seu vasto catálogo em dez noites em La Iglesia Borratxeria e ter estado por lá despertou uma reflexão neste resenhista: afinal de contas, quando a banda lançava o maravilhoso Brasil(89), este que vos escreve era um pré-adolescente de doze anos sem a menor noção de consciência civil…

E por que estar esenha de Necropolítica começou assim? Porque João Gordo (vocal), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria)se mantêm cada dia mais sujos e agressivos, porém ver títulos como Alerta Antifascista, Aglomeração e Entubado agora fazem total sentido para o moleque de outrora que se tornou fã dos caras, hoje tem quarenta e cinco primaveras nas costas e não passou imune à pandemia, exatamente como você, caro leitor e cara leitora deste texto!

De diferente, adaptados ao formato de streaming, a ex-bolacha contém “somente” dez pedradas, totalizando trinta e um minutos esporrentos (na boa, precisava de mais?) e, como o grupo sobreviveu a momentos mais árduos e atingiu a maturidade sonora contemporânea, é sensacional constatar a ótima produção e poder ouvir todos os instrumentos de forma cristalina– sem essa de trair qualquer tipo de movimento, por favor!

Dos urros de Gordo às pancadas de Boka, os riffs de Jão soam cortantes (ele até sola bem pra cacete em Alerta Antifascista, Aglomeração e Entubado, para ficarmos nas mesmas três do segundo parágrafo!), Juninho segue detonando nas quatro cordas (saque bem em Necropolítica, O Vira-Lata e G.D.O., por exemplo)e dá para visualizá-lo pulando feito louco ao executar as já candidatas (olha a política aí outra vez) a futuros clássicos. Aliás, quais porradas serão mostradas no Kool Metal Fest em 29/05, lançamento ao vivo do play no Carioca Club ao lado de Cerberus Attack, Vazio, Crypta, NervoChaos, Krisiun e os austríacos doBelphegor? É esperar para ver!

A título de curiosidade, além do citado, esperado e obrigatório (no melhor sentido do termo) teor político, as letras contêm cutucadas religiosas e críticas sociais que te farão viajar no retrato temporal do pavoroso cenário nacional, tudo obviamente regado ao humor mordaz e costumaz que adoramos identificar nas palavras do frontman, responsável por 90% dos versos – a única exceção é a oitava faixa, Bostanágua, de autoria do guitarrista e parceiro velho de guerra! Sinceramente, só bate aquele medo: daqui a duas ou três décadas, tudo que escutamos e lemos no encarte em 2022 permanecerá atual tal qual é o conteúdo do mencionado Brasil ainda hoje?

Enfim, é Ratos De Porão na veia e na cabeça e cabe a você ouvir o play de cabo a rabo, prestando atenção a cada variação nas composições e rindo de nervoso ou se emputecendo com a parte lírica, nada inédita para quem minimamente se informou através de fontes confiáveis (não, o Zap não serve!!!) desde o início do presente desgoverno(ou seria “ausente governo”?) e está careca (literalmente, pois a idade pesa!) de saber a quantas anda o país após ter visto inúmeras notícias acerca detantas decisões absurdas tomadas de 2019 para cá (perdão concedido a Silveira?Oi?!?!?).

Resumindo:Necropolítica é excelente paulada e um novo capítulo na consagrada discografia do quarteto, mas tire suas próprias conclusões – você não se arrependerá! Apenas arraste o sofá da sala antes e abra espaço para a roda!!!

 

Necropolítica – 31’28”

01)Alerta Antifascista –3’31”

02)Aglomeração – 2’29”

03)Passa Pano Pra Elite – 3’41”

04)Necropolítica – 2’31”

05)Guilhotinado Em Cristo – 3’09”

06)O Vira-Lata – 3’38”

07)G.D.O. – 2’08”

08)Bostanágua – 2’07”

09)Entubado – 4’09”

10)Neo Nazi Gratiluz – 4’05”

 

Informações adicionais

Gravado no Family MobStudios por Davi Menezes em outubro/21

Assistente de gravação: Otávio Rossato

Mixado e masterizado no Estúdio El Rocha por Fernando Sanches em fevereiro/22

Backingvocals por:Jão, Juninho, Gordo e Rafa Di Sessa

Produzido por: Ratos de Porão em São Paulo

Todas as músicas por: Ratos de Porão

Letras traduzidas por: Pedro Carvalho

Arte e layout por: Raphael Gabrio

Revisão e arte final por: Rodrigo Chã

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2021