ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

Rhapsody Of Fire – Carioca Club– 09/05/24
Postado em 15 de maio de 2024 @ 02:51


Texto: Vagner Mastropaulo

Fotos: Anderson Hildebrando (Metal No Papel)

Rhapsody Of Fire inflama o Carioca Club em noite épica!

Não vamos entrar na cilada de discorrer sobre qual formação atual do antigo Rhapsody é a melhor, seja oRhapsodyOfFire ou o Turilli/LioneRhapsody, pois preferimos pensar que, com a existência dos dois grupos, quem ganha são os fãs, com dois shows para curtir nas turnês de promoção de álbuns com DNA semelhante. Isto posto, a promessa de 19:00 para portas liberadas eacesso às dependências do Carioca Clubfoi antecipada para as 18:26e, com tudo adiantado,faltavam nove minutos em relação ao horário anunciado de 20:00 quando o Skalyface veio ao palco ao som de Dark Angel.

Integrado por Marlon Bueno (vocal), Fernando Anjos e Diogo Novelo (guitarras), William “Cupim” (baixo) e Rafael de Abreu Raimundo (bateria), o quinteto formado em 2020 pautou o set em seu EP de estréia, também batizado Dark Angel (20), tocando-o na íntegra e reembaralhando suas cinco faixas, somadas a um cover e duas inéditas. Comunicativo, o frontman informou: “Valeu, São Paulo! Somos a banda Skalyface, de Guarulhos. Nosso próximo som fala de vikings que bebem… Fala de vikings que bebem e morrem lutando. Ela se chama SailingWith The Gods”.

Ele continuou adotando o interessante expediente de pontuar os temas: “Nosso próximo som já muda toda a estória e fala de um senhor das trevas, um senhor da escuridão: LordOf The Night”; e “O próximo som é mais lento e fala sobreo que estamos vivendo no momento, de algumas perdas, para refletirmos um pouco sobre isso. Quando a gente perde alguém especial na vida, pequenas palavras ajudam bastante a gente a refletir sobre isso. Vamos mandar energia positiva para o pessoal do Rio Grande do Sul, que está precisando, beleza? O próximo som fala da saudade de um ente querido que vocês amavam na vida e perderam: Time Of Miss You– ambas inéditas.

Marlon ainda destacou que,ao Cupim lhe apresentarScreaming In Silence, ele pensou ser uma música romântica – ledo engano, mesmo com seu começo cadenciado! Caminhando para o final, evidenciavam-se as referências do heavy metal clássico oitentista, principalmente de Iron Maiden, homenageado no cover de The EvilThatMen Do, que trouxe a participação de Rafael Dantas. E o vocalista do Ego Absence permaneceu para SpearOfDestinye, segundo palavraspróprias, “invadiu” o palco para a saideira BurnYourMasks.

Partiram mostrando potencial, necessitando apenas de novas oportunidades e duas delas virão já neste fim de semana abrindo para o Accept, tanto no Carioca Club em 18/05 quanto em Santo André na noite seguinte. Certamente mereciam platéia maior assistindo à performance de quarenta e sete minutos epena que a galera ou não conseguiu deixar o trabalho mais cedo (fora o transito de uma quarta-feira comum) ou optou por fazer o esquenta lá fora, deixando para confortavelmente tomar pista e camarote em cima da hora para a atração principal.

Por falar nela, com três minutos de discreto atraso quanto ao previamente divulgado, o RhapsodyOfFire de GiacomoVoli(vocal), Roberto De Micheli (guitarra), Alex Staropoli(teclados),Paolo Marchesich(bateria) e DanArisi(baixo), substituto do titular Alessandro Sala no giro latino-americano, surgiuno palco às 21:03com The AncientProphecy, primeira parte de The DarkSecret, como intro, para efetivamente abrirem os trabalhos com sua segunda metade, Ira Divina, emandadas a UnholyWarcrye, portanto, garantindo, de imediato, as duas pedradas iniciais de Symphony OfEnchantedLands II – The DarkSecret (04).

Dando um significativo pulo na discografia, pousaram emGlory For Salvation (21), com I’ll Be YourHero e ChainsOfDestiny (Quingdar), separadas pela primeira interação de Giacomo: “Muito obrigado, São Paulo! Ciao! Alguém me disse que vocês usam ‘tchau’ para dizer adeus, mas somos italianos e usamos ‘Ciao’ em todo lugar: ‘Ciao! Ciao, ciao! Ciao, ciao!’. Então, bem-vindos!”. Após The MarchOf The Swordmaster, fizeram The LegendGoesOn, com direito a um curioso“Screamfor me, São Paulo!”, simbólicos cinco dias após a passagem de Bruce Dickinson pela cidade!

Encerrada, o frontman elogiou: “Fantástico, São Paulo! Tenho que aprender algumas palavras, então como digo ‘Fuck!’? ‘Foda’? Está correto? Foda! Muito obrigado por estarem aqui, São Paulo! Agora é hora de cavalgarmos juntos. Vocês trouxeram seus cavalos?Dragões? Não? Só cavalos? Vocês têm que cavalgá-los e marcharcontra o tirano”, aludindo a MarchAgainst The Tyrant, tocada por inteiro e beirando nove minutos ao vivo! Em compensação, A New Saga Begins, a rigor a primeira parte de The MysticProphecyOf The Demonknight, veio em versão editada para rádio.

Disposto a mergulhar em seu intensivão de português, Giacomo disparou: “Muito obrigado, São Paulo! Acho que preciso de um pouco de vento. Foda! Como digo ‘wind’? ‘Vento’? É como na Itália: ‘vento’, ‘ciao’, ‘catso’, ‘culo’. Ah, ‘culo’ é igual? Não? ‘Cu’? Ok, é o mesmo! Temos uma música nova para um novo álbum e ela se chama Challenge The Wind”, arregaço speedmetal do jeito que gostamos e promissora amostra de material.

Entre RainOfFury e aemocionante e desaceleradaThe Magic Of The Wizard’s Dream, ele visou se aprimorar e soou engraçado: “Foda! Mas ‘foda’ é única ou há mais alguma coisa? ‘De caralho’? ‘Do caralho’! Mas ‘foda do caralho’ é junto ou não? Quase! Vamos ficar sérios apenas por uma música, ok? Vocês sabem que o Sr. Christopher Lee foi a voz… E todos o amávamos, então esta é para ele, ok? Na próxima música, ele não foi apenas um ator ou estava simplesmente atuando com sua linda voz, ele também a estava cantando e quero que vocês cantem a parte dele. Ajudem-me!”.E com uma hora no relógio, mandaram DawnOfVictory, última do repertório regular, sem haver como negar e nem poderia ser diferente: era uma pelas quais as pessoas lá estavam e não em seus lares, tremendo clássico powermetal sinfônico!O público? Não énecessário dizer que se ensandeceu!

Outras quatro estavam por vir no encore: o petardo ReignOf Terror; a divertida WisdomOf The Kings; Land OfImmortals, descrita pelo vocalista como uma canção escrita por Roberto De Micheli quando a banda se chamava Thundercross; e o maior hino do conjunto italiano, a sempre maravilhosa EmeraldSword, com letra coletivamente berrada e previamente dedicada por Giacomo“às pessoas que não estão aqui esta noite por causa das inundações no Rio Grande do Sul. Muitas pessoas me escreveram dizendo que queriam estar aqui, mas que não conseguiram devido a isso”.

Juntando todos os álbuns lançados desde osidos em que o grupo era somente “Rhapsody”, houve o cuidado de tentar contemplartodos os plays, exceto os preteridos RainOf A Thousand Flames (01), FromChaosToEternity (11), DarkWingsOf Steel (13) e Into The Legend (16). Além disso, algumas composições foram amostras únicas: The MarchOf The Swordmaster, de Power Of The Dragonflame (02); A New Saga Begins, de TriumphOrAgony (06); DawnOfVictory, do trabalho homônimo de 2000; ReignOf Terror, de The FrozenTearsOfAngels (10); Land OfImmortals, do début Legendary Tales (97); e Challenge The Wind, que nomeia o full-length que virá neste ano, com single e clipe [https://www.youtube.com/watch?v=yHT1bB87U6A] já disponíveis.

Encerrando, há de se ressaltar a iniciativa da casa por adquirir um ventilador móvel e deixá-lo ligado no fundão da pista, como já haviam feito no Acceptno feriado de primeiro de maio – quiçá antes, sem conhecimento deste repórter. Em época de calorão, uma refrescada aliviou bastante para quem por ali assistiu aos noventa e seis minutos de espetáculo. E com o trecho final de Act VII: The Angels’ DarkRevelation e a versão orquestrada de The Wind, The Rain And The Moon como outros, fazíamos a conta: sob aalcunha de RhapsodyOfFire, eram quase doze anos sem tocar no Brasil, enquanto oTurilli/LioneRhapsodyse apresentou no próprio Carioca Club em fevereiro/23. Que ambos os line-upsnão tardem a regressar, até porque Giacomojurouvoltar logo…

 

Setlists

Skalyface – 19:51 – 20:38 (47’)

01) Dark Angel

02) Sailing With The Gods

03) Lord Of The Night

04) Time Of Miss You

05) Screaming In Silence

06) The Evil That Men Do [Iron Maiden] [Com Rafael Dantas]

07) Spear Of Destiny [Com Rafael Dantas]

08) Burn Your Masks [Com Rafael Dantas No Final]

 

Rhapsody Of Fire – 21:03 – 22:39 (1h36’)

Intro: The Dark Secret: I. The Ancient Prophecy

01) The Dark Secret: II. Ira Divina

02) Unholy Warcry

03) I’ll Be Your Hero

04) Chains Of Destiny (Quingdar)

05) The March OfThe Swordmaster

06) The Legend Goes On

07) March Against The Tyrant

08) A New Saga Begins

09) Challenge The Wind

10) Rain Of Fury

11) The Magic Of The Wizard’s Dream

12) Dawn Of Victory

Encore

13) Reign Of Terror

14) Wisdom OfThe Kings

15) Land Of Immortals

16) Emerald Sword

Outro 1: Act VII: The Angels’ Dark Revelation

Outro 2: The Wind, The Rain And The Moon

 

 

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022