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Richard Clayderman ::: 30/10/22 ::: Tokio Marine Hall
Postado em 15 de novembro de 2022 @ 01:18


Por: Vagner Mastropaulo

Fotos: André Santos

Agradecimentos a: Felipe Martinez (assessoria de imprensa Tokio Marine Hall)

“Aguardo ansiosamente para tocar para vocês no próximo ano!”…“Próximo ano”?Basta voltar!:)

 

Todo mundo tem lembranças de já ter ouvido Richard Clayderman, provavelmente em família e ao chiado da agulha num LP na década de oitenta…É quase certeza queseja o seu caso se você acessouo link para ler estaresenha ou se foi conferir odesempenho in loco na noite da apuração do segundo turno da eleição presidencial mais importante da recente história democrática brasileira. Conversando com o assessor de imprensa Felipe Martinez um tanto antes de 20:00, horário oficial daapresentação, ele nos fez uma revelação: “Ele e sua equipe são tão pontuais que queriam começar antes, mas aí pedimos que não”.

Às 19:53, informações sobre a contagem final dos votos pipocavam pelo WhatsApp;após quatro minutos a Justiça Eleitoral confirmava o resultado; e exatamente na hora combinada soaria o último sinal, as luzes se apagariam e uma voz grave ecoaria pelos alto-falantes, fazendo as honras da casa.Faltou somente terem legendado o conteúdo em nosso idioma e o colocado nos telões, pois quem não entendia inglês ficou boiando – aí vai uma livre tradução:

“Bem-vindos, senhoras e senhores! Aos vinte e três anos de idade, seu destino foi definido pelo lançamento de BalladePourAdeline, que vendeu mais de vinte e dois milhões de cópiase o catapultouem direção ao estrelato instantâneo. No curso de uma carreira espalhada por mais de quatro décadas, ele vendeu mais de setenta e dois milhões de álbuns e recebeu trezentos e quarenta discos de ouro e platina. Ele fez mais de dois mil e oitocentos concertos em setenta e cinco países mundo afora. Richard Clayderman está encantadopor logo se apresentar para vocês e vos convida a compartilhar esta experiência musical intimista com ele. Senhoras e senhores, relaxem e curtam o show!”

Antenado com a cultura pop, Philippe Robert Louis Pagès, que de “Richard” e “Clayderman” não tem nada, abriu o repertório com uma linda releitura de Viva La Vida, do Coldplay. Empilhando composições, mandou numa só tacada: Murmures, A CommeAmour, ChariotsOfFire e BalladePourAdeline, esta comentadapor uma fofa senhora japonesa perto deste repórter: “É a que eu estava esperando. É a melhor! Adoro essa música aí!”. Na faixa inicial do combo, seunome apareceu nos telões, gerando a expectativa de um auxílio recorrente para acompanhar o set. Ledo engano! Por outro lado, durante a segunda e a terceira, aí sim a platéia foi brindada com um padrão interessante: cenas de filmes projetadas ilustrando o que os ouvidos escutavam e o coração sentia, enriquecendo a experiência.

Acostumado a elogios em meio a uma saraivada de palavrões no heavy metal, imagine a surpresa deste escriba aum sutil e educado “Bravo!” de um senhor elegantemente vestido numa mesa vizinha – ambiente sofisticado é outro nível!Levantando para agradecer pelos aplausos, o anfitrião dirigiu-se aos fãs e, curiosamente, sua voz é fina como a de Anderson Silva, que, na véspera perderia por pontos sua luta de boxe contra o YouTuberJake Paul no Arizona: “Senhoras e senhores, boa noite para todos” em nosso idioma, para complementar em inglês com sotaque arrastado:

“Estou muito feliz por estar com vocês esta noite em São Paulo. Espero nos divertirmos juntos com a ajuda destes ótimos músicos de São Paulo. Gostaria de falar com vocês em francês agora porque, na verdade, meu inglês ainda é muito ruim”. Tremendo tirador de sarro, soltou um caminhão de frases rápidas, talvez as mesmas, mas mais baixo e de modo que ninguém compreendessecoisa alguma de sua brincadeira.Em português, simplificou: “Muito obrigado!”.

Então executou uma dobradinha de O Fantasma Da Ópera, primeiro All I AskOfYou (ou Tudo Que Se Quer, versão nacional em dueto entre o saudoso Emílio Santiago e Verônica Sabino e parte da trilha sonora de novela Tieta em 1989) e depois a faixa-título do musical. Quebrando o clima tenso das composições de Andrew Lloyd Webber, a contagiante e dançanteRoot BeerRag, do sensacional Billy Joel, teve direito a batucadas no piano a concluí-la, até aquele trovão de outrora contextualizou novamente:

“Em 1998, um evento importante aconteceu na história do cinema e está relacionado a um filme espetacular no qual o amor desempenha o papel principal. Seja nas Américas, Europa, África ou Ásia, este filme atraiu milhões de espectadores, dele fazendo um dos mais populares já produzidos no mundo e ganhando o maior número de Oscars em Hollywood [nota: embora a película seja de1997, foram, de fato, onze estatuetas vencidas, recorde empatado com Ben-Hur (59) e The LordOf The Rings: The ReturnOf The King(03),terceiro capítulo da trilogia]. James Horner é o compositor da trilha sonora deste filme, seu trabalho é uma obra-prima e constituiu parte integral do sucesso mundial deste filme. Richard Clayderman adaptou para o piano os principais temas musicais desta trilha sonora e ele se sente profundamente honrado em agora apresentar sua versão intitulada Titanic Symphony a vocês” – dá-lhe Leo e Kate brotando na famosa cena na proa do navio!

Espirituoso, o pianista entregou sua partitura a alguém na primeira fila, depois um lenço branco a uma fã e trouxeum bloco relativamente desconhecido, ao menos a julgar pela respeitosa e contemplativa reação coletiva: MyToy, Souvenirs D’Enfance, Mariage D’Amour, Corazón De Niño e YouRaise Me Up. Observando, este redatorpercebeu que o músico freqüentemente cantarolava as notas ou balbuciava algo, dando certa aflição ao vê-lo mexer seus lábios tão sistematicamente. Com a palavra, Richard Clayderman: “Sabem? Se menciono James Bond, Johnny Depp, Chewbacca, DiCaprio ou Indiana Jones, vocês imediatamente pensam em cinema, certo? Então, da minha cabeça, criei o chamado Medley Cinema Blockbusters e, com a permissão de vocês, gostaria de tocá-lo para vocês esta noite”.

Na prática, sempre com célebres personagens nos telões, se saiu com temas de Star Wars, OnceUpon A Time In America (duas vezes!), MissionImpossible, LesChoristes, 007, OnceUpon A Time In The West, Indiana Jones, Léon: The Professional e PiratesOf The Caribbean – se quiser ter uma idéia, há uma postagem similar [https://www.youtube.com/watch?v=gbcW_Jc9BVA] no YouTube em novembro/19. Terminada sua interpretação mais longa, beirando treze minutos, e superando uma hora de show, distribuiu partituras, assinou o que à distância parecia ser um songbook e a capa de um discode vinil e fingiu que doaria também seu banquinho. Uma figura!

Após a mini-sessão de stand-upcomedy, juntouWe’reAllAloneaAmerica e parcialmente deu créditos: “Gostaria de dividir a atenção dada a mim com minha seção de cordas, músicos daqui de São Paulo mesmo, senhoras e senhores”, calorosamente recebidos. Pena ter omitido seus nomes! Enfim, quer valsas clássicas? LesPatineurs(de ÉmileWaldteufel) e Valse Des Fleurs (de Tchaikovsky) e indicou o que viria:

“Como vocês podem ouvir, sou francês, muito francês. Na verdade, nasci em Paris e, com a permissão de vocês, gostaria de prestar um tributo a esta linda cidade. Este é o meu Paris Medley”, com imagens turísticas incluindo pinturas belíssimas da capital de seu país e: o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre-Dame, a Bastilha e a Champs-Élysées. OMoulin Rouge, por sua vez,surgiunum cancan e, conforme esperado, a Torre Eiffel teve o maior destaque no tour completo sob iluminação azul, branca e vermelha.

Aparentandose despedir, comunicou-se em sua língua: “Ouçam, gostaria de agradecê-los pelos agradáveis momentos que passei aqui na companhia de vocês. Espero retornar rapidamente a São Paulo para tocar para vocês com estesmaravilhosos músicos e na gentil presença de vocêscomo esta noite”. Prontamente apertou a tecla SAP para o inglês: “Sabem? É meu quarto concerto aqui em São Paulo e, com a permissão de vocês, espero fazer outro e outro e outro e outro e outro e outro show…Até acertar tudo! Vocês são realmente maravilhosos e agradeço a vocês com todo meu coração. Adeus e aguardo ansiosamente para tocar para vocês no próximo ano. Muito obrigado!” – como é? “No próximo ano”?Apenas precisamosmarcara data!

As devidas reverências aconteciam enquanto os músicos preenchiam o espaço sonoro rumoao encore, momento batizado no setlist de palcocomoNew Bows, e então o dono da festa tocou La Marche De Radetzky eCon Te Partirò, saideira internacionalmente propagadagraças a Andrea Bocelli. Com tal título, havia de dar seu recado derradeiro: “Muito obrigado e até breve”, em português claro, para repetir as palavras, porém em francês e dizer qualquer coisa impossível de se decifrar misturada a gritos e palmasem reconhecimento, cravando pouco além de uma hora e trinta e seis minutos de espetáculo.

Se sua referência com o instrumento é Jordan Rudess, por exemplo, esqueça…Sequer seria saudáveltraçar a comparação ea proposta passou longe dovirtuosismo do excelente membro do Dream Theater. Agora, se buscava reavivar a memória afetiva de infância ao som dos LPs, foi uma agradável noite!Antes de encerrarmos, eis os cumprimentos ao Marcio Roldan Duo, que mandou ver no palco paralelo na área comum do recinto, uma espécie de banda de abertura elamentamos ter chegado correndo, sem conseguir dar-lhesa atenção merecida…

E aí, “Philippe”? Nos veremos em 2023?

 

Setlist

01) Viva La Vida

02) Murmures

03) A CommeAmour

04)ChariotsOfFire

05)BalladePourAdeline

06)All I AskOfYou

07)PhantomOf The Opera

08) Root BeerRag

09) Titanic Symphony

10)MyToy

11)Souvenirs D’Enfance

12)Mariage D’Amour

13)Corazón De Niño

14)YouRaise Me Up

15) Medley Cinema Blockbusters

16)We’reAllAlone

17)America

18)LesPatineurs

19) Valse Des Fleurs

20) Paris Medley

Encore

21) New Bows

22) La Marche De Radetzky

23)Con Te Partirò

 
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