Encerrando o ciclo de singles que antecede ARTE BRUTA, sucessor de “1943”, “Em Busca da Viagem Eterna”, “Their Shamanic Majesties Third Request” e “Quarto Templo”, a banda BIKE mostra a faixa Santa Cabeça, com produção assinada por Guilherme Held (Criolo, Jards Macalé) e lançamento pelos selos Quadrado Mágico e Before Sunrise Records. Mais um gosto do que se pode esperar do álbum – gosto esse a ser degustado com atenção ao longo da construção rítmica da faixa. Ouça em sua plataforma de preferência.
Recém chegados da turnê norte-americana que contou com apresentações no cultuado festival SXSW, em Austin (Texas), no Treefort Music Fest, em Boise (Idaho) e em Seattle, incluindo uma sessão ao vivo na icônica rádio KEXP, a banda caminha rumo ao projeto mais conciso de sua trajetória, deixando definitivamente sua marca na história da música psicodélica brasileira e, por que não dizer, da música psicodélica mundial.
Além dos EUA, no exterior o grupo já se apresentou na França, Alemanha, Itália, Bélgica, Escócia, País de Gales, Espanha (Primavera Sound), Suíça (Nox Orae), Portugal (MIL Lisboa) e Inglaterra (The Great Escape), além de somar mais de 300 shows no Brasil, entre palcos underground e festivais de renome como Bananada (GO), DoSol (RN), Psicodália (SC), MorroStock(RS), Picnik (DF) e Virada Cultural (SP).
“Santa Cabeça é uma parte de uma grande música, que foi dividida em quatro dentro do disco. Um mantra kraut motorizado, com descendência de Bat-Macumba (canção composta por Caetano Veloso e Gilberto Gil que ganhou destaque no primeiro disco dos Mutantes)”, destila a banda. Com impressionante disposição para sempre ir além – do óbvio, do previsto, do percurso mais curto ou mais simples – BIKE segue numa viagem em que menos importa onde se quer chegar, e mais o percurso em si.
Capa por Juli Ribeiro