ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

Sessa lança “Grandeza”
Postado em 04 de junho de 2019 @ 19:34


O artista, que há dez anos vem circulando nas cenas musicais do Brasil e dos EUA – como co-fundador da banda de funk psicodélico Garotas Suecas e colaborador do guitarrista nova iorquino Yonatan Gat –  apresenta em “Grandeza”; uma potente poesia que canta o amor e a doçura dos corpos, ao som de percussões ritualísticas, vozes femininas, sopros de free jazz e dedilhados inspirados nos “Afro Sambas”, de Baden Powell. Grandeza será lançado nos formatos vinil e digital pelos selo RISCO, em parceira com o selo canadense Boiled Records.

* Ouça “Grandeza”:
https://song.link/album/i/1465301556

“Grandeza é um disco sobre o gesto natural do amor e a doçura do corpo humano. Também é sobre o meu amor pela música do Brasil e suas tantas formas. Gosto de pensar que ele canta com os rituais que celebram o estar no mundo. Espero que bata como um lembrete de que, em meio a tanta dor a música vem reafirmar o lugar do coração e a beleza da vida”, complementa Sessa. No álbum o artista se utiliza de uma estética crua e minimalista, porém de surpreendente riqueza, para cantar o toque e a pele.

Escrito e gravado em diferentes lugares, num período em que Sessa viajava como músico em outros projetos, “Grandeza” é um disco que apresenta cores diferentes na sonoridade de cada faixa:

“Eu terminava as turnês e alugava um quarto pra escrever, juntava umas duas, três músicas, uma banda e entrava em qualquer estúdio ou sala grande que desse com meu gravador de fita. Ficava lá um ou dois dias arranjando as músicas com a banda ao vivo, improvisando e gravando o máximo que dava. Aí o disco ficou com essa cara, essas diferentes cores no som, por conta dos diferentes lugares.”, comenta o músico.

Criado em uma família de judeus sefaraditas em São Paulo, Sessa, conta que por mais que seus sentimentos em relação a religião tradicional oscilem, uma certa visão religiosa se faz presente em seu ofício.  A solenidade e transcendência se espalham pelos arranjos e combinam-se em versos que cantam o amor e o sexo, ao longo das onze faixas que compõem o álbum.

Em “Flor do Real”, o primeiro single e clipe lançado de “Grandeza”, Sessa junta psicodelia ao som dos afoxés. O trio de surdos pulsa enquanto as cantoras nos convidam à entrega ritualística “Deixa minha boca morar na sua boca / Deixa o meu sexo morar no seu / Deixa minha mão morar na suas pernas e meu quadril anexo ao seu / Euforia / Eu faria / Tudo por você”.

Na balada “Gata Mágica”, Sessa rasga o ar:  “Gata, Gata Mágica / Me fode de vez / Me rasga em seis / Gata, Gata Máxima / Me come sem dó / Desata esse nó do nosso impasse/ espero que passe/ Que é pra ficar bom que eu mando esse som”.  A música que conta com participação da banda de free jazz Música de Selvagem e será a próxima faixa a ganhar um clipe, também vem sendo interpretada por Tim Bernardes, nos shows da turnê do disco “Recomeçar”.

Em “Toda Instância do Prazer”, a última faixa do LP, Sessa encerra o seu primeiro disco solo, com uma canção que sintetiza sua visão de mundo. A música abre com sua voz suave e torta sobre uma linha de baixo hipnotizante. A medida que a canção se desdobra, os outros  elementos que criam a atmosfera do disco vão surgindo: tambores, chocalhos, vozes, violões e sopros vão organizando um crescendo até o florescer da mensagem que o músico parece querer transmitir ao mundo: “Toda instância do prazer / Celebrar a criatura / Anular a grana / Anular a dor / Toda instância do prazer”.

Sessa lança “Grandeza” ao vivo, em São Paulo, no Itaú Cultural dia 27 de junho às 20:00 e depois embarca em turnê norte americana, com destaque para o lançamento de Grandeza em Nova Iorque dia 24 de julho, parte da programação do Brasil Summerfest. Datas abaixo:

 

GRANDEZA TURNÊ DE LANÇAMENTO:

June 27 – São Paulo, SP – Itaú Cultural

July 5 – New Haven, CT – State House

July 6 – Northampton, MA – Historic Northampton

July 7 – Montreal, QC – Marché des possibles

July 7 – Quebec City, QC – OFF Festival

July 8 – Toronto, ON – Baby G w/ Tal National

July 9 – Detroit, MI – Trinosophes w/ Tal National

July 10 – Chicago, IL – Hungry Brain w/ The Eternals

July 11 – South Bend, IN – Langlab

July 12 – Milwaukee, WI – Ursa

July 13 – Rock Island, IL – Rozz Tox

July 14 – Indianapolis, IN – SSP

July 15 – Nashville, TN – Little Harpeth

July 16 – Asheville, NC – The Mothlight

July 17 – Knoxville, TN – Pilot Light

July 18 – Washington, DC – Eaton Hotel

July 24 – New York, NY – Brasil Summerfest @ National Sawdust

 

FOTOS DE DIVULGAÇÃO

CAPA EM ALTA RESOLUÇÃO

ASSISTA AO VÍDEO DO PRIMEIRO SINGLE “FLOR DO REAL”

MAKING OFF DAS GRAVAÇÕES

FICHA TÉCNICA

 

SESSA GRANDEZA – TRACK LISTING:

 

1.     Grandeza

2.     Tesão Central

3.     Gata Mágica

4.     Flor do Real

5.     Sangue Bom

6.     Dez Total

7.     Infinitamente Nu

8.     Orgia

9.     Tanto

10.  Língua Geral

11.  Toda Instância do Prazer

Facebook | Instagram | Bandcamp | Spotify

selo RISCO

Selo fonográfico fundado em 2014 em São Paulo e hoje sob direção de Gui Jesus Toledo e João Bagdadi, atua como uma plataforma de suporte na viabilização fonográfica e difusão do trabalho de artistas da cena independente. Sua proposta é fomentar e investir na carreira desses artistas, por meio da colaboração em duas frentes principais: a gestão dos processos produtivos e a articulação com outros atores das cadeias criativa e produtiva da música.

Nesses cinco anos de atuação, o RISCO tem se destacado por revelar a cada ano um número maior de artistas. Em seu catálogo artistas como O Terno, Luiza Lian, Maria Beraldo, Quartabê, Jonas Sá, Giovani Cidreira, Pedro Pastoriz, Grand Bazaar, Música de Selvagem entre outros, somam 25 discos lançados e mais de 1,5 milhão de plays mensais.

Em 2017 o RISCO figurou com 02 lançamentos no top 20 da Listas das Listas, uma compilação de mais de 120 listas de melhores discos do ano. Já em 2018, subiu de posição, tendo dois lançamentos no Top 10 da Lista, sua primeira indicação ao Grammy com o álbum “Recomeçar” (Tim Bernardes) e o prêmio APCA de Melhor Disco de 2018 com Azul Moderno (Luiza Lian).

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022