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Skamoondongos / BadManners – Hangar 110 – 18/09/22
Postado em 10 de outubro de 2022 @ 02:23


Por: Vagner Mastropaulo

Fotos: Gabriel Gonçalves

Em aula de ska (das bandas) e de bons modos (da platéia), Skamoondongos e BadMannerstiram o Hangar para dançar!

Agradecimentos a: Axl Rude (Skamoondongos), Rafael Senegal (BadManners) e ValdineiFreitas/Tata (Sob Controle)

 

Ska está longe de ser a praia deste escriba, embora tenhamos resenhado a vinda doThe Toasters [https://onstage.mus.br/website/the-toasters-13032020-sesc-belenzinho-comedoria]à Comedoria do Sesc Belenzinho em 13/03/20, um dos últimos shows a resistirem antes de tudo cair em função da maldita pandemia. A rigor, nem era para este repórter ter ido ao Hangar 110, pois aguardamosocredenciamento para a coberturado Destruction no Carioca Clubaté os quarenta e cinco do segundo tempo, inviabilizada. Nos “descontos”, rumamos ao mesmo localda estréia do Pentagramno paísna semana anterior e quem ganha é o leitor do site.

Com ingressos esgotados para o sábado, certamente tão empolgante quanto a data extra, nos sobrou o domingo de tarde agradável e friozinho com o adiantar das horas.Virando na Rua Rodolfo Miranda às 18:50, a movimentação nas cercanias era fraca e cogitamos as pessoas já terem entrado. Ledo engano… Cinco minutos de espera, liberou-se o acesso e os gatos-pingados pontuais deixaram de lado o esquenta nas vans de dogão para buscaremrefúgio dentro do recinto. Gradativamente o público foi encorpando e encheu a casa, sempre com espaço suficiente para se dançar à vontade.

Às 20:06 foi disparado um snippet de RacistFriend, do The Specials,e restou a dúvida se era resquício da excelente discotecagem de Thiago DJ, do Heavy Pero No Mucho, da Radio 89FM, ou se se tratava de uma intro. O fato foi que os seis minutos de atraso foram cruciais para que infelizmente BellaCiao tivesse de ser posteriormente sacrificada, ainda que improvisada a cappella. Anunciando Contra!,single de 2019, Axl Rude deuo alô: “Boa noite, galera! Skamoondongos desde 1995 contra o racismo, contra o fascismo!”. A partir daí, o début Segundo (97) dominou o set, a começar por Ska De Rua eo frontman revelou: “Essa música que a gente vai tocar agora foi uma das primeiras da banda e, desde 1995, a gente está tocando e falando: ‘Destrua o racismo e Seja Você!’”.

Emendada veio a primeira do álbum, Pobre Plebeu, e, aludindo à véspera, Axl foi espontâneo: “Olha… Valeu, galera! Não é fácil tocar dois dias seguidos, não, viu?”. E a descontração era tanta que seu guitarrista deu o ar da graça: “Aqui está quente, mas, quando vocês saírem, ponham a blusa, tá? Para não ficarem doentes”. E se todo mundo desejavase expressar, o baterateve vez: “Um salve geral aí! Boa noite! O que sonhamos vinte e oito anos atrás está se realizando hoje! Está sendo super difícilestar aqui representando vocês e, quanto à banda que fez a gente ter uma banda, ela está lá no camarim se aquecendo para vir tocar aqui para vocês aqui. A honra é gigante, então a gente quer representar vocês aqui no palco, beleza? Esse som é nosso aí. Já, já, tem BadManners, beleza? Um salve geral aí”.

Em Boêmio Ragga, baixou Chico Science na voz e na interpretação de Axl, que, sucinto indicou a seguinte: “A verdade é que Eu Não Gosto De Você”. Como parte da decoração, notamos um backdrop de fundo, quatro membros de vermelho e quatro bandeiras: MST; “Skinheads Anarquistas E Comunistas – A.S.H.”; “Ação Antifascista São Paulo”;e uma da Jamaica pendurada nos teclados. Mas sabe qual foi o real desafio? Botar oito músicos num palco diminuto, fora seu fotógrafo e um roadie de prontidão! Alheio a tais reflexões, o vocalista permanecia comunicativo: “Valeu, galera! Valeu! Olha… Quem trabalha, hoje é domingão, né? Mas é verdade: segunda-feira é foda, né? Classe obreira não gosta de segunda-feira. Segunda-feira 13”, de letra divertidíssima!No mesmo bloco fizeram Minhas Marcas, encerrada com sua maior interação:

“Aí sim! Legal, essa a gente não tocou ontem, a gente cortou. Foi o que rolou. Gostam dessa música? Queria mais uma vez agradecer à Sob Controle, ao BadManners, ao Hangar 110, ao D’Outro Lado. Tem muita gente conhecida, cara. É muito legal ver isso assim e tocar no Hangar cheio. Tem muito amigo, não vou citar todo mundo, mas parabéns aí porque tem gente aí que acabou o Doutorado: temos aqui o Dr. Pedro, grande fã da banda e professor que já passou letra da banda para os alunos dele, tá ligado? E é isso, a nossa geração está aqui para realmente, meu, mudar o que está acontecendo agora. A gente não pode ser educado como na Contra!, com esse monte de preconceito, né? A gente tem que criar essa nova geração para ser uma galera que está esperta, está ligada. E estou falando demais, né? Então vamos fazer mais uma música aí: Ska Com Maracatu”.

A faixa trouxe bela homenagem:um trecho super bem encaixado de A Cidade, de Chico Science & Nação Zumbi, precisamente sua primeira estrofe.E tocaram Uma Vez, acabando com a seqüência de nove composições do mencionado Segundo, e 2 Tons,desta maneira contextualizada: “‘Toda influência vem de dois tons que se incorporam’. Música do Subtones, nossos contemporâneos do ska daqui de São Paulo. Bora lá?” – nãoa confunda com Brasil Em Dois Tons, do próprio conjunto. Durante o cover, ele resumiu a proposta da banda: “É isso aí, galera! Nós somos o Skamoondongos, desde 1995 contra o racismo, machismo, fascismo e xenofobia”, e nesta ordem apresentou os parceiros Wellington de Mello (bateria), Anderson Buda (baixo), Nicolas Miranda (guitarra), Rodrigo Pêra (teclados e gaita), Marcão Lespier (saxofone), MukaBadelatto (trompete) e Rod Sonnesso (trombone).

E concluiu: “Obrigado a todo mundo que veio, de coração mesmo” e algo sobre “o privilégio de estar aqui fazendo essa festa e realizando um sonho: BadManners e Skamoondongos”. Captar o miolo teria sido milagre como instrumental se sobrepondo à fala ea despedida ocorreu emMedo!Axl agradeceu: “Valeu, galera! Infelizmente o tempo acabou, a gente vai ter que parar por aqui hoje para não atrapalhar o próximo show. A gente tem que respeitar o BadManners e, infelizmente, galera, a gente… Pode mais uma? Não? Olha, tá vendo? Não pode! Não pode”.

Em resposta ao clamor por “BellaCiao! BellaCiao”, completou: “É sério! É sério! A galera da organização aqui está trampando muito bem e a gente tem que respeitar mesmo. Valeu! Mas, olha, domingo que vem, a gente vai fazer um show longo, a gente vai tocar na Casa de Cultura do Butantã de graça, às quatro horas da tarde começa o show. Então colem, a partir das três a gente vai estar lá e a gente pode cantar aqui assim. Já que não tem a banda, vamos cantar então”, batendo em quase cinqüenta minutos interessantíssimos terminados em trinta segundos do hino de resistência italiana anti-fascismointernacionalmente famoso na série espanhola La Casa De Papel (17). E se a versão da música original de 1940 ficou faltando, Thiago DJ resolveu o problema incorporando-a à sua playlist no intervalo de pouco menos de meia hora.

O setlist ainda continha Binário entre Uma Vez e 2 Tons e, preterida, apuramos sua exclusão por WhatsApp com o vocalista: “É uma música nova. Tocamos no sábado e tivemos que cortar no domingo por causa do tempo”. Aproveitando, requisitamos sua visão do evento, em especial acerca da oportunidade ímpar de expor seu trabalho para uma referência do estilo: “Tocar nesses dois dias, posso definir como a realização de um sonho, de algo que nasceu há vinte e oito anos, de um cenário onde praticamente não existia ska (nem bandas, festas ou muitos fãs) para dividir o palco com uma lenda viva. Era uma banda a qual eu achava impossível assistir um dia e a recepção do público para nosso show foi mágica também”. Por fim, checamos o que houve que eles desperdiçaram seis minutos: “O atraso se deu por pequenos contratempos (organizar pessoas, equipamentos, etc.) e também pela empolgação na ‘preleção’ do show, aquele momento de uma conversa e abraços antes do início, já no palco”.

 Programado para as 21:20, o BadManners se atrasou apenas quatro minutos e mandou bala com a instrumental Echo 4-2, inicialmente sem BusterBloodvessel, até ele surgir dando joinha, mostrar a língua e dar o recado: “Sim! Boa noite! Estamos num humor particularmente gordo? Pois é nossa última noite aqui, então façamos o melhor dela. Para os que não sabem, ThisIs Ska”. A próxima foiMy Girl Lollipop, única de ForgingAhead (82), oficialmente uma releitura da gravação de Barbie Gaye chamada My Boy Lollipop, de 1956. Então a lenda foi econômica: “Obrigado! Ela está aqui em algum lugar. O nome dela era Lorraine”.

Bastou anunciar FeelLikeJumping para vermos uma horda de cangurus e a brincadeira ficou mais legal aoBusterse sair com uma sugestão: “Vocês estão bem? Tudo certo? Isso pode ser muito simples! A propósito, obrigado por nos convidarem. Estamos muito felizes por estarmos aqui! Isso vai ser muito simples: vou contar até quatro e quando chegar no ‘quatro’, todos saltamos, certo? Quero ver! Sim, todo mundo: um, dois, três, quatro!”. Devagarinho o povo foi entendendo e a adesãofoi total na terceira tentativa.

Novoscomandos? “Não reparei, há algum gordo bastardo aqui? Amo minha FattyFatty”; qualquer coisa ininteligível para Walking In The Sunshine; “Sally Brown, miss desta cidade!”, e algum desavisado pode ter compreendido “Charlie Brown”; e “Nos carrinhos. Eu disse nos carrinhos do King Ska/Fa!”, seja lá o que isso (ou algo similar) signifique, sem vocal e estrategicamente posicionada com trinta minutos ao vivo, oferecendo respiro ao frontman, bem como em Red River Ska, brilhantemente conduzida por Adrian Cox, logo auxiliadocom suporte coletivovia “Hey! Hey!” e concluída em andamento rápido.

Se citamos o saxofonista, o octeto é multinacional (e curiosamente 100% dos integrantes vestiam bermudas!): além dele e de Buster,os também britânicosTom Massey (guitarra) e Lee Thompson (baixo); os mexicanos Manuel Camacho (bateria) e DealsOlan (saxofone), ambos da Out OfControlArmy; e o porto-riquenho e ex-TheToastersJonatanMateo(trombone), vulgo Johnny Bwoy.Se você é dos detalhistas, percebeu a ausência de um nome: um brasileiro ali no meio, Rafael Senegal, contratado para as datas no país. Por WhatsApp, verificamos com Valdinei Freitas, o Tata da produtora Sob Controle, como aconteceu a participação do tecladista do grupo de reggae Leões De Israel: “O BadManners não tem um tecladista oficial e tocam com um local. É até uma maneira de eles interagirem com músicos por onde passam”.

Representando Stupidity (03), a grande balada da noite, Can’tTakeMyEyesOffYou, foi assim apresentada: “Como vocês estão? Vocês são pessoas lindas! Ok, querem saber? Queremos ver vocês cantando esta, ela é mais ou menos assim”, e exceto por Buster e seu baterista, todos executavam engraçada coreografiapré-refrão em movimentos ensaiados.Aceita umaamostra da contagiante atmosfera de alegria? Em Just A Felling, uma barista acompanhava a performance com palmas e uma dupla nobar oposto, perto da escada para o mezanino,cumpria suas obrigaçõessaltitando e arriscando passos! Quer mais? Em El Pussycat, o irrequieto Adrian Coxabandonouo posto, desceu à frente de Johnny na pista e nele cuspiu um pouco de água para reencararo dever, rindo dosdegraus móveis fornecidos por um segurança, e continuar zoando o colega.

Faixa um deSka ‘N’ B (80), Ne-NeNa-NaNa-NaNu-Nu foi onde tudo começou e, devidamente hidratado, BusterconvocouInner London Violence, a vingança de Johnny jogando água em Adrian, a puxá-la. Antes da que mais se aproximou do clássico de Frankie Valli, uma ótima notícia: “Obrigado! É um prazer estar aqui esta noite. Muito obrigado! Quero que todos nós voltemos. Até lá, esta música se chama Skinhead Love Affair”. Que voltem! E arrematando o set regular: “Como vocês estão? Estamos indo, mas vocês são legais demais para nos despedirmos. Gostaríamos de dedicar uma música a todos os alcoólatras por aí. Esta é minha SpecialBrew”, tornando a animar a festa – afinal de contas, saque a estrofe inicial: “I loveyou, yes I do / ‘Cos I knowthatyoulove me too / I loveyou, yes I do / Gonnaspendallmymoneyonyou”.Fingindo vazarna ode à bebida, Buster foi sincero: “Muito obrigado por nos receberem. Estão se divertindo? Um dia voltaremos. Quero me lembrar de vocês. Até lá, façam o melhor e vocês sabem como”, com final acelerado e um singelo “Boa noite! Obrigado”.

A pausa para o encore foi simbólica e como seria complicadoesvaziar o palco, a fila empacou e Adrian sequer se dirigiu ao backstage, preferindo pedir barulho nalateral. Regressando, mandaramDon’t Be Angry eWoolyBully numa só paulada e Buster afirmou: “É a hora de deixarmos vocês, mas me sinto triste porque não quero ir… LipUpFatty. Hora de terminar com a música de um gordinho!”. Quando nos demos conta, vimos o trio de metais do Skamoondongoscolaborando e, num ato heróico, a mini-multidão de outrora se transformou em quatorze malucos: onze músicos, um fotógrafo, um roadie e o aniversariante Nicolas Miranda,de celular em punho! A saideira? “Nós voltaremos um dia. Até lá, boa noite. Esta á CanCan”. As palavras derradeiras? “Muito obrigado! Vocês são uma audiência simpática! Até a próxima vez e nos vemos em breve. Vocês são lindos. Boa noite e obrigado!”.

Buster foi o primeiro a sair, às 22:32, pondo ponto final num repertório de quase setenta minutos ecom Three Little Birds, de Bob Marley & The Wailers, no som ambiente.Tinha como ir embora com melhores vibrações?Ah,caso queira conferir um bate-papo de 15/09 envolvendoo líder do BadManners e Thiago DJ empodcastda 89FM, clique aqui [https://podcast.radiorock.com.br/2022/09/15/convidada-banda-bad-manners].

 

Setlists

Skamoondongos

Intro: Racist Friend [The Specials]

01) Contra!

02) Ska De Rua

03) Seja Você

04) Pobre Plebeu

05) Boêmio Ragga

06) Eu Não Gosto De Você

07) Segunda-Feira 13

08) Minhas Marcas

09) Ska Com Maracatu

10) Uma Vez

11)2 Tons [Subtones]

12) Medo [Cólera]

13) Bella Ciao[a cappella]

 

Bad Manners

01) Echo 4-2

02) This Is Ska

03) My Girl Lollipop [Barbie Gaye]

04) Lorraine

05) Feel Like Jumping

06) Fatty Fatty

07) Walking In The Sunshine

08) Sally Brown

09) King Ska/Fa

10) Red River Ska

11) Can’t Take My Eyes Off You [Frankie Valli]

12) Just A Feeling

13) El Pussycat [The Skatelites]

14)Ne-NeNa-NaNa-NaNu-Nu

15) Inner London Violence

16) Skinhead Love Affair

17) Special Brew

Encore

18) Don’t Be Angry [Nappy Brown]

19) Wooly Bully [Sam The Sham And The Pharaohs]

20) Lip Up Fatty

21) Can Can

Outro: Three Little Birds [Bob Marley &The Wailers]

 
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