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Tears For Fears – Tributo – Symphonic Celebration – Tokio Marine Hall – 15/03/24
Postado em 29 de março de 2024 @ 14:37


Texto: Vagner Mastropaulo

Foto: Teca Lamboglia (Tokio Marine)

Em noite super agradável, Tito Falaschi e Nando Torres capitaneiam homenagem ao grupo inglês

 

Quando uma banda que adoramos demora demais a vir ao Brasil, é comum “apelarmos” a tributos para atenuar um pouco a saudade. Na boa, quem nunca foi ver um cover no Manifesto? Em alguns casos, as homenagens são tão boas que ganham vida própria incorporando novos elementos eganhando credibilidade, ainda mais quando um dos envolvidos é Tito Falaschi. Aliás, você aceita um breve relato a respeito dele? Pois bem, em junho/99, numa filial do Tom Brasil na Vila Olímpia,o Gamma Ray era headlinerde um show com abertura do Symbols e Roland Grapow no meio. Edu Falachi cantou com seu irmão, mas o fato é que este escriba só tem lembranças de ter saído de lá impressionado com… Tito, não com o ex-membrodo Angra, tamanha a performance do mais velho!

Portanto, o desejo em cobrir o projeto era “antigo”, desde a passagem pelo Teatro Bradesco em 14/09 último, para a qual, quando nos demos conta de sua existência, não havia mais entradas disponíveis e nem tempo hábil para tentar o credenciamento de imprensa. Graças aos deuses do rock, Tito voltou à cidade para simular voz e guitarra de Roland Orzabalem companhia de Nando Torres, este fazendo as vezes de Curt Smithno vocal e no baixo, para uma casa com assentos marcados e cheia, mesmo com ingressos a trezentos e quarenta reais a inteira do setor vip!

Marcado para as 22:00, o evento começou com doze minutos de atraso e uma versão tão interessantemente arrepiante quanto arrepiantemente  interessante de Everybody WantsToRule The World gravada por Lorde para a trilha sonora de The Hunger Games: CatchingFire (13) foi usada como intro, seguida pela própria faixa em si, desta vez tocada pela banda completada por Bruno Lima (guitarra/baixo), Leandro Freitas (teclados), Artur Marques (bateria) e Juliana Rossi (backing vocal), que desempenhara o papel com Edu Falachi no Tokio Marineem janeiro deste ano [https://onstage.mus.br/website/edu-falaschi-tokio-marine-hall-27-01-24]. Ao seu término, um som grave estourou ecoando pela casa, rapidamente solucionado e, ainda bem, não mais repetido.

Também de SongsFrom The Big Chair (85), Nando assumiu o baixoemHead Over Heels (na anterior ele “apenas” cantara) até sua primeira interação com o público: “Boa noite, Tokio Marine Hall! Boa noite, São Paulo! A gente está muito, muito, mega feliz de estar aqui. Um beijo no coração de todos vocês. E aí, vocês gostam de Roland Orzabal e Curt Smith? Nós também amamos esses caras, grandes mestres, e nossa intenção aqui é prestar literalmente uma homenagem. Nós não somos eles, obviamente, somos um tributo em grande homenagem a eles e fazemos do fundo de nossas almas, do fundo dos nossos corações. E a gente espera que vocês aproveitem também, que esta noite seja em homenagem aos grandes mestres do Tears For Fears”.

Durante Change, observávamos o backdrop com a arte de divulgação em decoração única e, olhando em volta, o público era bastante heterogêneo, indo de vovôs e vovós a crianças, mas majoritariamente composto de quarentões e cinquentões que cresceram ao som da dupla inglesa. E de The Tipping Point (22), a faixa-títulofoi a próxima, curiosamente grafada como “Tipping The Point” no setlist de palco e quase confundindo este repórter.

Única inédita na coletânea TearsRoll Down (Greatest Hits 82–92) (92), LaidSoLow (TearsRoll Down) mostrou resgate de um dançante lado b inteligentemente escolhido para ajudar a preencher os noventa minutos prometidos e a galera curtiu sem se dispersar. Retornando aos sucessos, fizeram a bela Advice For The Young At Heart e,representandoElemental (93), que não traz Curt Smith e teve vocal e todos os instrumentos gravados por Roland Orzabal com a adição de alguns convidados, Break It Down Again poderia ser descrita como a melhor e mais conhecida músicalogo abaixo do panteão dos grandes hits? Ou ela estaria incluída no rol dos sucessos da banda?

Enfim, foi nela em que a presença da orquestra regida pelo maestro Rodrigo Müller mais se justificou e adoraríamos dar os devidos créditos a seus sete integrantes que ajudaram a abrilhantar a noite, mas seus nomes sequer foram citados adiante, na hora das apresentações… Encerrada, acredite, não é que um xarope gritou “Tokio Marine, devolve meu dinheiro!”? Vá lá entender… Enfim, I Believefoi um dueto entre Juliana e Leandro preparando terrenoparaum de tantos pontos altos: Woman In Chains, com a cantora ovacionada logo no primeiro verso, “Callshermanthegreatwhitehope”, emulando Oleta Adams na versão integral do hino, e não na editada para rádio. Ah, se quiser algo diferente, ouça a gravação em “estilo metal” [https://www.youtube.com/watch?v=cbaxJ7IoitM]feita exclusivamente por Tito e disponibilizada em seu canal do YouTube.

E eis que o babaca de outrora resolveu reaparecer, gerando um princípio de confusão ao berrar “Mentira!”, até de ser defenestrado pelos seguranças enquanto mostrava odedo médio de cada mão aos músicos. Coitada da possível esposa, passando vergonha. Ironicamente, tudo isso antes de Mad World, outra com Nando apenas no vocal. É realmente um “mundo maluco”, com o perdão do trocadilho. Na boa, não curtiu? É um direito. Levante-se, vá embora, peça ressarcimento e não estrague o rolê dos outros se você é o otário que não se encaixa.

Voltando à normalidade, FamousLastWordsrevelou-se a mais pesada no geral e Break The Mannovamente conduziu a atmosfera até o mais recente lançamento do grupo. Secret World foi amostra singular deEverybodyLoves A HappyEnding (04), dando sinais da chuva de clássicos reservadosao final, a começar por PaleShelter e Sowing The SeedsOf Love, até todos temporariamente deixarem o palco.

Para o encore, o que faltava? Shout, é claro, com arranjo inicial alternativo num rápido instrumental em vez doregistro tão característico de estúdio. E num autêntico bis, Tito deu a letra: “Obrigado! Olha, vamos acabar essa festa hoje com todo mundo de pé para a gente finalizar este show fantástico com o maior hit dos anos oitenta do Tears For Fears de novo, para acabar com chavede ouro”: EverybodyWantsToRule The World – sim, outra vez!

A platéia até clamou por “Mais um! Mais um!” e, se era para repetirem algo, alguém pediu “Head Over Heels”, ou será que a pessoa se atrasou e não sabia que ela já havia rolado? Caminhando rumo à saída, a vontade foi de informar: “Eles já tocaram!”. Porém, nostalgia à parte, como o “mundo” anda meio “maluco”, foi melhor evitarmos a fadiga e irmos mesmo embora com uma hora e quarenta minutos de um espetáculo bastante divertido.

No mais, sabemos que elas compõem o espetáculo e talvez não se possa fazer nada a respeito, mas as luzes baixas frontais indo diretamente nos rostos da galera, “na horizontal” mesmo, foram bem incômodas. E não é questão de ser exigente, mas este que vos escreve esperava ouvir melhor o som da orquestra.Talvez tenha sido somente uma questão de ajuste de volume ou a posição do assento ocupado, mas quem sabe a idéia da orquestra não funcionasse melhor no formato acústico?

A título de informação, houve ao menos uma canção de cada disco, exceto de Raoul And The Kings Of Spain (95), sendo: quatro de SongsFrom The Big Chair (85) e The SeedsOf Love (89); três do début The Hunting (83); duas de The Tipping Point (22); e uma de Elemental (93), EverybodyLoves A HappyEnding (04) e da compilação TearsRoll Down (Greatest Hits 82–92) (92).

Como dois adendos definitivos, Nando anunciou que, em breve, haverá material escritoem parceria com Tito num novo projeto chamado Kainan, “uma banda que jorra muita energia positiva.A gente fala muito sobre pensamento positivo, alegria, espiritualidade de uma forma muito pujante”. E a dupla ainda destacou o trabalho feito no Instagram pelo fã-clube dos ingleses,Tears For Fears – Brasil [https://www.instagram.com/tearsforfearsbr].Agora é esperar pelo regresso do conjunto original, que não se apresenta no paísdesde o Rock In Rio de 2017 e, a São Paulo então, não vem desde novembro/12… Ou então, torcer para em breve revermos a honesta homenagem oferecida pelo Tears For FearsSymphonicCelebration.

 

Setlist

Intro: EverybodyWantsToRule The World [Lorde]

01)EverybodyWantsToRule The World

02) Head Over Heels

03)Change

04) The Tipping Point

05)LaidSoLow (TearsRoll Down)

06)Advice For The Young At Heart

07) Break It Down Again

08) I Believe

09)Woman In Chains

10)Mad World

11)FamousLastWords

12) Break The Man

13)Secret World

14)PaleShelter

15)Sowing The SeedsOf Love

Encore

16)Shout

Bis

17)EverybodyWantsToRule The World

 
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