ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

The Sisters Of Mercy – Tokio Marine Hall – 18/06/23
Postado em 25 de junho de 2023 @ 16:30


  Texto: Vagner Mastropaulo

Fotos: Gustavo Diakov ( @xchicanox)

The Sisters Of Mercy tira São Paulo para dançar em vinte músicas e oitenta e dois minutos

 Pense num show lotado, porém sem esbarrões, mesmo com as pessoas dançando! Parece impossível, né? Pois bem, foi o que testemunhamos na divertida passagem do The SistersOfMercy por São Paulo, a primeira desde novembro/19, no mesmo e então Tom Brasil, hoje Tokio Marine Hall. Antes, porém, o 3PipeProblemabriria os trabalhos e, num desencontro de informações, quando adentramos a pista às 19:00 em ponto, o grupo formado por Hafa Adami (vocal/guitarra), Henrique Stella (baixo), Lu Gisondi (teclados) e JoniPieri (bateria) executava o final de Stuck. Posteriormente apuramos que os caras haviam entrado às 18:50 e inaugurado o set com CigarretzAfter Sex.

O que de fato conferimos foi o repertório a partir de Rush e a primeira interação completa de Hafa que pegamos foi: “Valeu, pessoal! Obrigado! Agora a gente vai tocar uma música de uma banda que a gente gosta muito! Os mais góticos do mundo!” – o Bauhaus, comDouble Dare emendada à viajante e saborosa Ghosts, do EP Elephant In The Room (19). Drowning foi a única do mais recente EP, Too OldToRave (22), Tele IsDead representou outro EP, 40 (20), e a pancada TimelessDays encerrou o set de quarenta minutos dos quais vimos meia hora querendo ter acompanhado mais. E nem sabíamos que o volume do quarteto estaria mais alto do que boa parte do show do headliner…

Por WhatsApp, rapidamente conversamos com Hafa a respeito da experiência como um todo e ele foi elogioso e objetivo: “Foi uma explosão de sentimentos! Primeiro pela sensacional infraestrutura e profissionalismo do staff do Tokio Marine Hall, segundo pela honra de abrir o show de uma das bandas que mais influenciaram musicalmente o 3 PipeProblem”.

Às 19:39, as luzes se apagaram e a trilha sonora de Sin City (05) tomou conta do recinto pondo a galera no soturno clima da penumbra (é sério, cortaram as luzes)! Dentreo que conseguimosidentificar via Shazam, casoqueirarecriar a atmosfera,rolaram: Sensemaya; The Hard Goodbye; That Yellow Bastard; Sin City End Titles; Deadly Little Miho; Bury The Hatchet; eOld Town. Finalmente, com dois minutos de atraso em relação do divulgado, eram 20:02 quando o The SistersOfMercy de Andrew Eldritch (vocal), Ben Christo e Dylan Smith (guitarras) e RaveyDavey (operador da Doktor Avalanche)deu as caras comDon’t Drive On Ice e todos os músicos de óculos escuros – o que será que enxergavam? Encerrada, veio um “Goodevening!”, primeira de curtíssimas quatrointerações do frontman no decorrer da noite e manteremos os originais em inglês para você.

A sensação inicial era de som baixo, especialmente para o vocal, e então mandaram Ribbons e Alice, com a platéia finalmente vibrando e berrando junto: “Alice, don’tgive it away!”. Em I Will CallYou, mais dançante e martelante, enquanto os quatro pareciam brincar de estátua, o povo clamava: “Au-men-ta! Au-men-ta!”. Em vão… A seguir, vieram ButGenevieve e Dominion / MotherRussia, esta gerando uma onda de celulares erguidos e comoção no solo de Ben, eSummer trouxe a guitarra super bem encaixada, até um sucinto “Thankyou” de Andrew.

Show Me foi praticamente colada a Marian, esta efusivamente aplaudida, mas a casa veioabaixo mesmo em More, a ponto de Ben tirar os óculos escuros! Sem medo de errar, foi o grande momento do set, com cantoria coletiva bem alta e nova enxurrada de celulares erguidos! Estrategicamente posicionada como a décima primeira de um total de vinte para Andrew deixar o palco exatamente na metade do repertório e respirar um bocado, a ótima e contagiante Instrumental 86 foi encerrada com um “Obrigado!” de Ben em português mesmo.

Ao regressar, dava para ver o vocalista fumando antes de Doctor Jeep / DetonationBoulevard, que se juntou, numa só tacada, a EyesOfCaligula, I WasWrong e Crash AndBurn. Nesta, este repórter se arriscou a tirar os protetores auriculares e o volume parecia ajustado – ou seria apenas impressão? Concluindo o set regular, executaram On The Beach e WhenI’mOnFire, ironicamente antes de um renovado “Thankyou!” do homem de gelo em posse do microfone…

Com todos fora do palco, o tempo sem músicapré-encore, pouco além de quatro minutos, superou treze das dezessete tocadas até então, não batendo somenteDominion / MotherRussia e praticamente igualando ButGenevieve, Show Me e Crash AndBurn. Na volta, houvequem pulasseemLucretiaMyReflection, cuja letra ecoava fortemente até a noite ser arrematada com TempleOf Love e ThisCorrosion, esta com coro, sempre um sucesso entre o público no Brasil! Evidentemente o “comunicativo” líder se expressaria novamente, primeiro num “Thankyou!” e, vejam só, depois num “Obrigado!”. Cravando oitenta e dois minutos no relógio, finalmente se via luz novamente às 21:24!

Assim posto, pode parecer que a apresentação foi rasa. Burocrática talvez e, na verdade, caso você não fosseprofundo conhecedor da sonoridade dos caras, levaria um tempo até se situar, passar a curtir as batidas fortes e automaticamente agitar. Porém, ainda na casa e depois a caminho da estação João Dias da Linha Esmeralda da CPTM, alguns pares expressavam relativa insatisfação, evidenciando uma exigentebase de fãs, pois, em pelo menos trêsocasiões, escutamos trechos de conversas com a avaliação contendo um chacoalhar de mãos sugerindo performancemediana. A análise excessivamente rigorosa talvez se justifique por falta de vitamina D…

Obviamente dá para garantir que Andrew poderia ter se esforçadomaise se mostrado minimamente interessado, ao contrário de seus três companheiros, especialmente de Ben Christo, transbordando carisma! E também é possível cravar um setlist previsível e contestá-lo, pois, para quem pesquisou os mais recentes, as duas dúvidas eram se a décima quarta e décima quinta seriam I WasWrong ou SomethingFast e Crash AndBurn ou Here. No mais, é pegar exageradamente no pé de quem entregou umaapresentação divertida e até fez o favor de acabar cedo em tempo de todos irem embora a fim de ver o final do terceiro dia dos Titãs no estádio do Palmeiras com transmissão ao vivo no Multishow! Enfim, para dançar, deu! E sem ninguém dando trombada!

 

Setlists

3PipeProblem

01)CigarretzAfter Sex

02)Stuck

03) Rush

04) Double Dare [Bauhaus]

05)Ghosts

06)Drowning

07)Answers

08) Tele IsDead

09)TimelessDays

 

The SistersOfMercy

01)Don’t Drive On Ice

02)Ribbons

03) Alice

04) I Will CallYou

05)ButGenevieve

06)Dominion / MotherRussia

07) Summer

08) Show Me

09)Marian

10) More

11) Instrumental 86

12)Doctor Jeep / DetonationBoulevard

13)EyesOfCaligula

14) I WasWrong

15) Crash AndBurn

16)On The Beach

17)WhenI’mOnFire

Encore

18)LucretiaMyReflection

19)TempleOf Love

20)MyCorrosion

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022