ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

The Vintage Caravan – House Of Legends – 13/08/23
Postado em 30 de agosto de 2023 @ 01:09


House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

Texto: Vagner Mastropaulo

Fotos: Leandro Pena

Islandeses são frios? Alguém se esqueceu de avisar os membros do The Vintage Caravan!

 

House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

Envelhecer te ensina a controlar expectativas: se elevadas enão atingidas, você se frustra. Logo, com elas num patamar mediano, especialmente após relatos de que a voz de Óskar Logi Ágústsson não estivera em condições ideais três dias antes em Curitiba,rumamos ao House Of Legends (ex-Legends Music &Bar) para testemunharmos o regresso do The Vintage Caravan aSão Paulo(o début havia sido noSesc Belenzinho em outubro/16) em pleno Dia dos Pais, possivelmentediminuindo o público total.

House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

Na boa? Azar de quem perdeu, poispartimos para casa para lá de satisfeitostambém pelaestréia daTantumem São Paulopontualmente a partir das 19:00, emexperiência realmente com “foco cênico, dando destaque ao espetáculo visual, com performances trabalhadas e figurinos elaborados com inspiração no glam rock”, conforme descrito na biografia no site do próprio grupo de Belo Horizonte formado em 2019 e integrado por Chervona (vocais, teclados e flauta transversal), Jango Brumano (guitarra), Laer Aliv (baixo) e Pedro Cindio (bateria).

House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

Quebrando o protocolo, ao invés de vir pelo backstage, a frontwoman subiu uma escada de acesso à pista empunhando uma flauta para nela fazer a intro de New World em grande estilo. Após Glory, sua sucessora no play em divulgação, vieram suas palavras de abertura: “Muito obrigada! Nós somos a Tantum e estamos muito felizes de estar aqui hoje. Este é nosso primeiro fim de semana pisando em território paulista. Nós somos de Belo Horizonte, Minas Gerais, e é muito bacana estar num evento como este, tão caloroso e vocês curtindo aí conosco, abrindo para The Vintage Caravan, uma banda fantástica. As músicas que estamos tocando fazem parte do nosso álbum TurningTables, mas também tem coisa nova que a gente preparou para vocês. E vamos seguir com WickedSpirit”.

House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

Em Blind Snake, ela ergueu uma balança de mão (seria uma alusão à justiça ou à falta dela?) e Pedro tocou encapuzado (será que enxergava alguma coisa ou acertava as partes do instrumento no instinto?). Em seguida fizeram Ivory Towers eProphecy In Ashes, esta de novo com a flauta, eentão ela se dirigiu aos presentes: “A gente está curtindo muito estar aqui com vocês, então esperamos voltar o quanto antes. Costumamos levar cenários para o palco e esperamos trazer nosso show completo da próxima vez porque está muito bacana estar aqui. Muito obrigada! A próxima música é a mais recente da banda e fala sobre vício em velocidade” – Speed (Addicted), ainda a ser lançada. A saideira? Roulettenbourg Roulette, com Chervona nos teclados e Laer Aliv arremessando cartas de baralho ao pessoal do gargarejo!

House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

Por WhatsApp, apuramos com Chervona a exclusão da inédita Apathy, que constava no setlist de palco depois de Ivory Towers: “Para reduzir o tempo de show e não prejudicar a banda seguinte, preferimos tirá-la do repertório”. Também lhe pedimos uma visão geral sobre a noite: “Foi uma experiência magnífica! Foi o nosso primeiro show na capital de São Paulo e sinto que abrimos com chave de ouro a nossa trajetória na cidade dividindo o palco com uma das principais bandas de rock da atualidade, o Vintage Caravan. O público não conhecia a Tantum, foi super receptivo, comprou o nosso merchan e interagiu com a banda. Foi lindo ver a casa cheia vibrando com o nosso show. Fizemos um set reduzido, considerando que o nosso show habitual costuma levar cenários e um repertório mais longo, dentre outras coisas. Então pretendemos voltar em São Paulo logo, levando uma experiência ainda melhor para o público”.Que voltem com o pacote completo!

House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

No aguardo para conferirmos o que The Vintage Caravanofereceria, é necessário ressaltar que o próprio trio se responsabilizou pelos ajustes finais, evitando a histeria coletiva de vê-los somente aopisaremno palco e eliminando o ansioso encanto da espera. De todo modo, pouco depois de chegamos à casa às 17:15, feita apassagem de som, eles entraram numa van a fim de não passar tempo desnecessárionos arredores e, desta forma, a fila inteira já os viralá fora… Mesmo assim, com tudo pronto, sem qualquer tipo de decoraçãoe somente por praxe, exatamente às 20:00, o citadoÓskar Logi Ágústsson (vocal/guitarra), Alexander Örn Númason (baixo) e Stefán Ari Stefánsson (bateria) sumiram de vista para rapidamente reaparecerem com uma sucinta saudação do vocalista: “Boa noite, São Paulo! Vocês estão prontos?” – sim, todos estavam mais do que preparados para Whispers, ironicamente uma tremenda paulada em total oposição ao significado do título.

House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

Encerrada, ele se alongou: Boa noite! São Paulo, voltamos! Não posso acreditar: sete anos! De qualquer forma, somos The Vintage Caravan e viemos da Islândia. Como vocês estão?”. Então, talvez para poupá-lo, constatamos nas falas um co-protagonismo planejadoentre ele e Alex, que completou: “Beleza? Esta próxima também é de nosso álbum mais recente e se chama Crystallized”.Brincando, Óskar retomou: “Ela é sobre sentir frio. Sentem frio neste momento? Eu também não!”. E já adiantamos: divulgando Monuments (21), das quatorze do set, cinco foram dele extraídas. Quer outro exemplo da interação em dupla? No próximo anúncio,ela se repetiria:

Óskar: Obrigado!

Alex: Vocês estão bem?  É muito bom estar de volta a São Paulo. Gus, se estiver por aí, parece que nos esquecemos de nossos setlists!

Óskar: Somos muito profissionais e legais!

Alex:Sim! Se você puder nos ajudar com isso, seria ótimo. Obrigado! Então, esta próxima é do álbum Gateways e se chama Reflections.

 

House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

Sempre no maior alto-astral, contextualizações isoladas ficavam a cargo de Alex: “Beleza! Queremos desacelerar um pouco para vocês. A próxima é do álbum Arrival e se chama Innerverse”. Um adendo? “Desacelerar” o caramba! Só se foi no comecinho, pois a faixa foi outra pedrada! Eo baixista seguia dando o recado: “Sete anos atrás viemos a São Paulo. Alguém estava lá? Bom! Sinceramente, é muito bom voltarmos e somos muito gratos por vocês estarem aqui conosco esta noite! Realmente significa muito para nós! Só tenho uma pergunta a vocês agora: gostam de solos de guitarra? Legal! Não sou lá um grande fã, mas aí vão alguns solos de guitarra”, que, embora relativamente curtos, foram suficientespara Stefan fazer um reparo em sua caixa e serviram de introdução para Can’t Get You Off My Mind, sem qualquer relação com o hit homônimo de Lenny Kravitz.E se a atmosfera já era leve, ela se tornouimpagável quando Óskar apresentou os colegas:

House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

“Obrigado! Antes de irmos adiante, no baixo, o George Clooney dos baixos: Alexander Númason; na bateria, o Tom Cruise das baterias: Stefán Ari”, que entrou na onda e tirou sarro: “E aqui, na guitarra, a Julia Roberts das guitarras: Óskar Logi. Ele ainda retrucou: “Sou uma linda mulher!”. E a galera manteve o bom humor gritando: “Julia! Julia! Julia! Julia!”. Tentando demonstrar seriedade, Alex prosseguiu: “Beleza, esta próxima também é do nosso álbum mais recente, Monuments, e se chama Forgotten” e até pela duraçãoao vivo de quase oito minutos, nela sobrou espaço para ocasionais quebradeiras na bateria e também para Alex mostrar seu talento – o cara é um tremendo músico! Ele mesmo faria um pedido: “Vocês estão bem? Legal! Então, vocês gostam de dançar? Sim? Esta próxima é uma música bem dançante, então, se vocês pudessem me mostrar seus melhores passos de dança, eu ficaria muito agradecido… E me esqueci completamente o que eu ia dizer, mas, de todo modo, esta próxima se chama Reset”.

House of Legends, São Paulo. 13 de agosto de 2023. Foto: Leandro Pena.

Curtindo o papel de comando, ele continuaria: “Esta é nossa última apresentação nesta turnê no Brasil. Bem que gostaríamos de fazer mais shows por aqui, mas já fizemos cinco seguidos no país. E só quero dizer novamente: somos muito gratos por conseguirmos vir, por voarestes milhares e milhares de quilômetros até aqui para estarmos com vocês aqui esta noite. É sensacional! Temos um dia de folga amanhã, o que significa que realmente temos que dar tudo que temos esta noite. Agora vamos apenas continuar tocando, beleza? Tocar por umas vinte horas! Esta próxima se chama Hell”, tão bem aceita que seu coro permaneceu ecoando nas vozes da platéia em seu término!Finalmente tornando a se comunicar, Óskar sintetizou: “Vocês são maravilhosos! Muito obrigado! Temos uma música sobre cavalos. Querem ouvi-la? Esta próxima música se chama CrazyHorses”.E as trocas de turno se acumulavam, desta vez com uma revelação:

 

Óskar: Obrigado!

Alex: Beleza! Uau, isso parece uma festa!

Óskar: Sabem? Estive doente esta turnê inteira, hoje começo a me sentir melhor e amanhã é um dia de folga, então vou tomar umas cervejas com vocês depois do show, certo? Vamos festejar! Sei que é domingo, mas vamos ficar insanos!

Alex: Nesta próxima música, quero ver vocês insanos, certo? Ela se chama Babylon.

 

Ela até se iniciou de modo cadenciado, mas não se engane, pois virou um arregaço e aí a coisa pegou fogo de vez! E tinha “bagunça” mais por vir:

 

Óskar: Alexander, acho que temos camisetas à venda hoje.

Alex: Sim, você está certo! Muito interessante, temos camisetas à venda e vejo que alguns de vocês já as compraram.

Óskar: Especialmente feitas para o corpo humano e devem servir muito bem em vocês.

Alex: E venho dizendo isso a todos os brasileiros nesta turnê porque sei que pode fazer muito frio no Brasil, então vocês provavelmente precisarão de mais roupas se sentirem frio também. Talvez vocês poderiam usar duas camisetas se sentissem frio!

Óskar: Quanto mais camisetas vocês comprarem, mais cervejas poderemos beber!

Alex: Sim, exatamente! Então, vocês gostam de blues?

Óskar: Sim, eu também não!

 

Tudo isso antes de um “bluesinho” em forma deCocaine Sally, até Alex dar o ar da graça de novo: “Bem, temos mais algumas músicas para vocês e, de verdade, esta foi uma noite mágica, então muito obrigado novamente! Se souberem a letra da próxima, vocês têm de cantar junto. Ese não souberem a letra, simplesmente cantem alguma outra coisa”. E não é que Óskar imediatamente puxou o tema de Shrek (01)? Hilário!!! “Corrigindo-o”, o baixista retomou: “Esta próxima se chama AllStar, do Smash Mouth! Desculpem-me! Não… esta próxima se chama OnTheRun”.

Inesperadamente, rolou um mini-solo de bateria emendado ao trecho final de The Final Countdown, do Europe, a partir do solo de guitarra, só pela zoeira e sem vocal, e então executaram a última pré-encore: ExpandYourMind. Saindo de trás de seu kit, vimos que Stefan fizera todo o set apenas de meias, sem calçados! No retorno, o baixistaconvencionalmenteverificou: “Vocês querem mais? Não consigo ouvi-los! Querem mais? Temos mais! Temos uma música e ela se chama MidnightMeditation”. Evidentemente Óskar tiraria o sarro derradeiro: “Ela é sobre meditar ao meio-dia”. Economizando energia, suas últimas palavras foram: “Amamos vocês, São Paulo! Obrigado!”. O resumo? Um Dia dos Pais alternativo e extremamente agradável com o ótimo humor dos islandeses e a grata surpresa da Tantum. Pois então, que ambos voltem logo à cidade!

 

Setlists

Tantum

01) New World

02) Glory

03) Wicked Spirit

04) Blind Snake

05) Ivory Towers

06) Prophecy In Ashes

07) Speed (Addicted)

08) Roulettenbourg Roulette

 

The Vintage Caravan

01) Whispers

02) Crystallized

03) Reflections

04) Innerverse

05) Can’t Get You Off My Mind

06) Forgotten

07) Reset

08) Hell

09) Crazy Horses

10) Babylon

11) Cocaine Sally

12) On The Run

13) Expand Your Mind

Encore

14) Midnight Meditation

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022