Weedra é um monstrinho de três cabeças, como as próprias integrantes da banda gostam de definir. Composto por Carol Fernandes, Patricia Saltara (Vinhão) e Marianne Crestani – duas guitarras barulhentas e uma bateria dançante – o grupo surgiu da mistura entre as bandas Wee e Hidra. Essa última lançou, no início dos anos 00’s, o álbum “Great Personality” pelo extinto selo feminista Dykon Records, idealizado por Elisa Gargiulo (Dominatrix), Kerby Ferri e Manu Volaco. Mais de dez anos depois e após experimentos com diferentes projetos, o trio apresenta seu EP de estreia, homônimo, e mostra o amadurecimento musical de suas integrantes. Celebrando o momento, Weedra mostra videoclipe para a faixa “Urso” – assista aqui – e promove show de lançamento em São Paulo, no bar Presidenta, no dia 18/03.
“Éramos muito jovens, estávamos começando a tocar e tudo o que criamos na época era totalmente intuitivo, meio por acaso. O weedra tem um pouco mais de foco e de calma, de experiência e técnica. Perdemos o medo de explorar efeitos e experimentar com outras sonoridades. Nosso som ainda é muito fluído, mas hoje é mais maduro e nossas escolhas são mais conscientes”, explica Carol Fernandes sobre a ação dos anos na sonoridade das artistas. Com o ideal de registrar o reencontro entre elas através da gravação de faixas inéditas que soassem o mais próximo possível do que são ao vivo, Weedra contou com o apoio do novo selo Hérnia de Discos, responsável pelo lançamento do projeto e de outras apostas envolvendo mulheres do cenário musical contemporâneo.
Influenciada pela cena riot grrrl dos anos 90/00’s, em especial pelo trio norte americano Sleater-Kinney, Weedra vai direto ao ponto e não tem tempo a perder. As sensações passadas pelas faixas “Tempo Demais” – composição de Patricia dedicada ao projeto Girls Rock Camp Brasil – e “Urso” – cuja letra em inglês ganha crescente intensidade junto à sonoridade punk das guitarras e vocal – não requerem rebuscamento ou sofisticação sonora. São impressões cruas e diretas sobre o universo que rodeia suas integrantes, repleto de mulheres fortes e talentosas. A mistura de riffs simples e dedilhados mais trabalhados, barulhentos, e de dissonâncias musicais propositais dá o tom do trabalho: objetivo, pulsante e urgente.
O videoclipe de estreia, uma compilação de imagens retiradas do curta metragem Lake Hunger (Montreal, 2016), produzido pela vocalista e guitarrista Carol Fernandes , aborda um relacionamento arrebatador, onde sintonia e cuplicidade se sobrepõem ao esforço e às palavras. “Assim como a letra de urso, que fala sobre se apaixonar e se deixar entregar pra alguém mesmo sabendo que existe um grande risco de ser engolida por esse amor, o vídeo reflete acerca do momento inicial de conexão e entrega. Nos meus filmes, trabalho sempre com temas conectados a desconstrução da normatividade, explorando outras perspectivas sobre o tema, outras identidades de gênero e sexualidade”, comenta.
Serviço – show de lançamento do EP Weedra
Data: 18/03, domingo
Local: Presidenta – Bar e Espaço Cultural
Rua Augusta, 335 – Centro, São Paulo
Horário: 19h
Valor: R$ 15,00
Atrações:
Weedra
Cankro
DJ Vinhão
Ficha Técnica – Weedra
Carol Fernandes – guitarra e vocal
Patricia Saltara – guitarra e vocal
Marianne Crestani – bateria
Produção das músicas Weedra + Luis Tissot
Gravado em dezembro de 2017 no Caffeine Sound Studio, SP.
Nas redes
Facebook: https://www.facebook.com/
Bandcamp: https://weedra.bandcamp.com/
Spotify: https://open.spotify.com/










