ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com

Uriah Heep – Tokio Marine Hall – 10/12/23
Postado em 31 de dezembro de 2023 @ 16:01


Texto: Vagner Mastropaulo

Conjunto inglês e seus fãs embarcam na máquina do tempo

Agradecimentos: ao site Metal No Papel pela liberação das fotos de Bel Santos

Durante o intervalo do Allen Key para o Angra no mesmo Tokio Marine Hall em 02/11, a Top Link fez uso de estratégia bastante inteligente ao projetar, nos telões laterais da casa,algunsvídeos promocionais gravados por músicos de suas próximas atrações com passagens marcadas para o Brasil. Dentre elas, havia o lendário guitarrista Mick Box, único membro fundador do Uriah Heep ainda no line-up.

Na ocasião, além de seu convite para os fãs assisti-los, rolaram também os clipes de Grazed By Heaven, Hurricane e Save Me Tonight, exatamente nesta ordem, e a primeira, aliás, abriu o set às 20:08, com insignificantes oito minutos de atraso em relação ao horário divulgado.Curiosamente, as outras duas, pertencentes a Chaos & Colour (23), vigésimo quinto e mais recente registro de estúdio dos ingleses, acabaram preteridas, bem como todo o material dofull-length.

Em configuração atípica, os teclados de Phil Lanzone abateria de Russell Gilbrock ficavam lado a lado ao fundo, sem a típica centralização do kit.À frente,permaneciam o citado Mick Box, o baixista Dave Rimmer e o vocalista Bernie Shaw, que soltou um “Obrigado” em português mesmo antes de Take Away My Soul, cravando duas consecutivas de LivingTheDream (18), com solo animal de guitarra, ainda que o som estivesse excessivamente alto.

Olhando em volta, já que completamos um ano sem Pelé no final de dezembro,a média de idade era respeitosamente elevada e majoritariamente formada por quemo viu jogar (que testemunharam sua estréia pelo Santos seria sacanagem afirmar) e que deixou para entrar em cima da hora, enchendo a pista premium econfortavelmente ocupando a comum em bom número.

O remanescente da formação original foi o primeiro a dar o ar da graça: “Como vocês estão? Bem?É tão bom voltarmos aqui. Muito obrigado!”. Ele foiprecisamente completado pelo frontman: “Nós nos sentimos como se estivéssemos viajando no tempo”– e essa era, de fato, a impressão vigente no momento, aludindo à rápida e nada rasteira Traveller In Time, seguida de Between Two Worlds, até o vocalista se alongar um pouco mais:

“Como estamos até aqui? Fantástico! Devo dizer queeste é nosso último show de nossa curtíssima e breve turnê sul-americana pré-natalina e não há lugar melhor para terminá-la do que em São Paulo. Então muito obrigado por terem vindo ver a banda esta noite. Nós perdemos bagagens, tivemos vôos cancelados e ainda assim estamos aqui! E ainda voltaremos. Ok, agora vamos regressar até 1973 e o álbum se chama Sweet Freedom” – na prática,foi Stealin’ e, na boa, era impossível não sair berrando: “You should’ve been mine!”.

Bernie continuou contextualizando: “Agora vamos para um álbum chamado Abominog. Esta se chama Too Scared To Run”, e nela sua voz se mostrou algum tipo de elo perdido entre Ian Gillan e Jon Anderson. E acredite, o que já estava bom melhorou na linda e super bem recebida Rainbow Demon e, até pelo som de órgão, parecia uma pregação aos compenetrados fiéis. Sem brincadeira, havia gente erguendo as mãos para cima!

Sweet Lorraine e Free ‘N’ Easy mantiveram o alto nível, esta uma cacetada arrebatadora com um mini-solo de bateria.Gypsy levou todos a …Very ‘Eavy …Very ‘Umble, débutde 1970, e Look At Yourself, em versão de quase treze minutos, chacoalhou esqueletos com cada integrantetendo oportunidade de demonstrar talento. Em seu decorrer, cada um deles foi apresentado e ela se concluiu numa jam sensacional com tempo suficiente para Bernie descansar o gogó.

Caminhando para concluir a parte regular do set, a belíssima, pesada e também longa JulyMorning, a beirar doze minutos, foi extremamente aplaudida e LadyInBlacktrouxe Mick Box ao violão com adesão significativa no coro.Para o encore, Sunrisee, surpreendendo aproximadamente zero pessoas, a clássica, obrigatória emaravilhosa Easy Livin’veio com convidados: Katia Pardini, vocalistada Firefly, e Marcelo Frisoni, guitarrista da Power Blues.

Enquanto o relógio batia em uma hora e trinta e cinco minutos de um senhor show e Land Of Hope And Glory, composta por Arthur Christopher Benson, ecoava no som ambiente como outro (opção menos surpreendente do que Divak, de S.O.T.O., como intro!), nos lembrávamos que aderradeira apresentação do quinteto em 2023 se tratava da primeira em São Paulo desde maio/14 no extinto Via Marquês… Indo longe, a mente propunha um questionamento: por que eles e nomes como UFO e Nazareth não atingiram maior projeção no Brasil?Talvez por as três serem britânicas e formadasno final dos anos sessenta? Não faz sentido, pois, como contra-exemplo, Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath também eram… Enfim, jamais saberemos.

Pensando exclusivamente no catálogo do Uriah Heep, com tantos discos à disposição, como contemplá-los em quinze canções? Mitigando perdas, uma alternativa foi selecionar representantes isolados: Between Two Worlds, de Sonic Origami (20); Stealin’, de Sweet Freedom; Too Scared To Run, de Abominog (82); Free ‘N’ Easy, de Innocent Victim (77); e Gypsy, de …Very ‘Eavy …Very ‘Umble.

Aceita outra curiosidade? Seisfaixas inauguravam seus plays: Grazed By Heaven em Living The Dream;Between Two Worlds em Sonic Origami;Too Scared To Run em Abominog;Gypsy em …Very ‘Eavy …Very ‘Umble;Look At Yourself no homônimo de 1971; e Sunrise em The Magician’s Birthday (72). Extrapolando, a coincidência se aplica a Against The Odds, deSea Of Light (95),e The Hanging Tree, de Firefly (77), ambas tocadas pelo continente sul-americano e deixadas de lado em São Paulo.

Por fim, persistia uma dúvida crucial: eles regressarão?Emquantosanos? Ou esta se tornou a última vinda dos caras por aqui numa jornada no tempo que foi boa demais?

 

Setlist

Intro: Divak [S.O.T.O.]

01) Grazed By Heaven

02) Take Away My Soul

03) Traveller In Time

04) Between Two Worlds

05) Stealin’

06) Too Scared To Run

07) Rainbow Demon

08) Sweet Lorraine

09) Free ‘N’ Easy

10) Gypsy

11) Look At Yourself

12) July Morning

13) Lady In Black

Encore

14) Sunshine

15) Easy Livin’

Outro: Land Of Hope And Glory [Arthur Christopher Benson]

 
ONSTAGE - Official Website - All Rights Reserved 2017-2022